Category Archives: Memórias de Patos

Destinada a acolher artigos de autores diversos que fale de fatos e pessoas da história de Patos, uma tentativa de não deixar que se percam as nossas memórias.

13 PESCA CLUBE (confira comentário nosso)

(José Romildo Sousa, Escritor, poeta, historiador e consultor cultural, no Facebook, em 12/02/2024) No final da década de 60, ou mais precisamente no ano de 1968, uma turma de amigos, que se encontrava diariamente no “Escondidinho”, resolveram criar mais um Clube na cidade; clube este que, por se constituir de pessoas que tinham como esporte… Read More »

O BLOCO POPULAR DE ZÉU

(José Romildo Sousa, Escritor, poeta, historiador e consultor cultural, no Facebook, em 04/02/2024) O Bloco Popular também conhecido pela denominação de “Pé de Poeira” e “Espaia Merda” tinha a organização do desportista Zéu Palmeira, que foi um dos grandes batalhadores do Esporte Clube de Patos. Sua atuação aconteceu entre os anos de 1962 a 1971.… Read More »

CULTIVANDO A MEMÓRIA: VIDA E OBRA DO ESCRITOR FLÁVIO SÁTIRO FERNANDES

(José Romildo Sousa, Escritor, poeta, historiador e consultor cultural, no Facebook, em 23/05/2023) A vida é cheia de encontros e desencontros, chegadas e partidas. Momentos importantes e separações inevitáveis. Amizades fortalecidas pelo convívio cotidiano e perdas inesperadas promovidas pela própria natureza. No último dia 14 de abril, uma sexta-feira, foi com profundo sentimento de pesar… Read More »

GRUPO ESPINHARAS DE ALCOÓLICOS ANÔNIMOS ESTÁ COMEMORANDO 50 ANOS DE EXISTÊNCIA

(José Romildo Sousa, Escritor, poeta, historiador e consultor cultural, no Facebook, em 13/05/2023) No dia de hoje, o Grupo Espinharas de Alcoólicos Anônimos de Patos, está completando 50 anos de sua fundação. Foi criado em 13 de maio de 1973. O Alcoólicos Anônimos (AA) é uma irmandade de homens e mulheres que compartilham, entre si,… Read More »

O BELO HORIZONTE: UM BAIRRO COM PERFIL DE CIDADE

(José Romildo Sousa, Escritor, poeta, historiador e consultor cultural, no Facebook, em 27/05/2023) O Bairro do Belo Horizonte, situado na região norte da cidade de Patos é um importante espaço urbanístico que congrega em sua estrutura vários equipamentos que o identifica como ambiente diversificado de construções destinadas a utilização da sociedade local. Vindo-se da Rua… Read More »

AMAURY DE CARVALHO: O COMPOSITOR DO HINO DE PATOS

(José Romildo Sousa, Escritor, poeta, historiador e consultor cultural, no Facebook, em 07/05/2023) Um dos principais nomes artísticos da cultura sertaneja, que dedicou grande parte de sua vida a cidade de Patos foi o radialista, cantor e compositor Amaury Francisco de Carvalho. Nascido em São Mamede no dia 02 de outubro de 1939, era filho… Read More »

GRUPO ESPINHARAS DE ALCOÓLICOS ANÔNIMOS ESTÁ COMEMORANDO 50 ANOS DE EXISTÊNCIA

(José Romildo Sousa, Escritor, poeta, historiador e consultor cultural, no Facebook, em 13/05/2023) No dia de hoje, o Grupo Espinharas de Alcoólicos Anônimos de Patos, está completando 50 anos de sua fundação. Foi criado em 13 de maio de 1973. O Alcoólicos Anônimos (AA) é uma irmandade de homens e mulheres que compartilham, entre si,… Read More »

JORNALISTA LUIZ GONZAGA VISITA O PONTO DA HISTÓRIA

(José Romildo Sousa, Escritor, poeta, historiador e consultor cultural, no Facebook, em 01/04/2023) Foi com muito prazer que recebemos na última quinta-feira (30) o nobre jornalista Luiz Gonzaga Lima de Morais que faz radiojornalismo desde março de 1980, através do seu programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade… Read More »

SEU PRACÍLIO. PROFISSÃO: LEITEIRO (seguido de comentário nosso)

(José Romildo Sousa, Escritor, poeta, historiador e consultor cultural, no Facebook, em 14/03/2023) Num tempo não muito distante, a população de Patos recebia diariamente em sua residência, o leite que seria consumido pela família. O leiteiro se abastecia nos currais da sua preferência, enchia o latão e passava a distribui-lo de porta em porta, com… Read More »

BATISTA LEITÃO: UM LOCUTOR ARRETADO

(José Romildo Sousa, Escritor, poeta, historiador e consultor cultural, no Facebook, em 22/03/2023)   A cidade de Patos sempre ocupou um lugar de destaque no cenário da radiofonia paraibana. As suas primeiras emissoras: a Espinharas (1950), a Panati (1980) e a Itatiunga (1990) foram as grandes responsáveis por esta confortável colocação. Mesmo assim, para que… Read More »