(Jozivan Antero, no Patos Online)
A Unidade de Assistência de Alta Complexidade de Oncologia (UNACON), mais conhecido por Hospital de Oncologia, localizado no complexo do Hospital Regional de Patos, Bairro Belo Horizonte, em Patos, entra na fase de conclusão das obras. Os trabalhos de construção tiveram início em outubro de 2013 e podem ser finalizadas no mês de novembro de 2014.
Durante a manhã desta segunda-feira, dia 22, a reportagem visitou as obras e conversou com operários. Na entrada do hospital os trabalhadores explicaram o processo de finalização e mostraram os dutos para instalação do sistema de ar-condicionado.
O Hospital de Oncologia custará aos cofres púbicos quase Seis Milhões de Reais tendo recursos do Governo do Estado da Paraíba e do Ministério da Saúde. O Hospital atenderá uma população de 89 municípios que atualmente se deslocam para Campina Grande e João Pessoa em busca de atendimento para tratamento do câncer.
A cidade de Patos foi escolhida para sediar o Hospital de Oncologia pela localização geográfica que facilitará o deslocamento de pacientes que buscam tratamento para uma das doenças que mais tem acometido a população.
Paralelo à construção do Hospital de Oncologia, já se encontra concluída a Casa de Apoio ao Portador do Câncer que foi idealizado pelo grupo Amigas Viva a Vida em parceria com entidades privadas e públicas. O espaço, localizado próximo ao Hospital, servirá de acolhida para pacientes e familiares.
O engenheiro técnico Genival Barbosa, que acompanha as obras do hospital, relatou a reportagem que a fase é de acabamento e bastante avançada. “A fachada está com 70% pronto, todo o piso foi finalizado, começou o processo de emassamento das paredes. A questão hidráulica e elétrica também se encontra finalizada”, diz Genival.
O Hospital de Oncologia terá entrada pela Rua Cinco de Agosto, Bairro Belo Horizonte, e esse fato facilitará o deslocamento de ambulâncias e desafogará o tráfego nas imediações.
Comentário do programa – O hospital de Oncologia é o mais importante equipamento que Patos e o Sertão poderiam receber na área de Saúde. Só quem conhece o sofrimento e a humilhação por que passam as pessoas que precisam se deslocar ou acompanhar parentes para tratamento em João Pessoa ou Campina Grande pode avaliar a importância deste hospital. Digno de nota também é o trabalho da Casa de Apoio ao Portador de Câncer em se antecipar à própria conclusão de Hospital e se preparar para dar apoio aos pacientes que demandam o centro de oncologia e seus acompanhantes. (LGLM)