Aécio larga no 2º turno com 51% contra 49% de Dilma, diz Datafolha

By | 11/10/2014 11:57 pm

(Folha da sexta)

O segundo turno da eleição presidencial começa com uma disputa extremamente acirrada e aspectos inéditos.

Pesquisa Datafolha finalizada nesta quinta (9) mostra o senador Aécio Neves (PSDB) com 51% das intenções de voto válido ante 49% da presidente Dilma Rousseff (PT).

É uma situação de empate técnico, já que a margem de erro é de dois pontos. Assim, o tucano pode ter entre 49% e 53%, e a petista pode ter entre 47% e 51%.

Considerando todas as pesquisas do instituto desde 1989, é a primeira vez que um candidato que ficou em segundo lugar na disputa inicial aparece numericamente à frente do vencedor numa simulação de turno final.

Analisando o histórico da polarização PT x PSDB desde 2002, quando o ex-presidente Lula triunfou, é a primeira vez também que um tucano aparece numericamente à frente de um petista em um teste de embate final.

Em votos totais, Aécio tem 46% contra 44% para Dilma. Há 4% de eleitores dispostos a votar nulo ou em branco. Outros 6% estão indecisos.

Aécio vence Dilma em três das cinco regiões do país. Sua maior vantagem proporcional é no Centro-oeste (55% a 33%). A maior dianteira em votos é no Sudeste, região mais populosa (55% a 34%). No Sul, a diferença é mais apertada (50% a 41%).

Já Dilma vence Aécio no Nordeste, a segunda maior região (60% a 31%), e no Norte, a área com o menor número de eleitores (56% a 37%).

O Datafolha investigou ainda o grau de convicção do voto. O placar também é equilibrado: 43% dizem que votam em Aécio “com certeza”, 42% respondem o mesmo para Dilma. Há 22% que “talvez” possam votar no tucano. O “talvez” de Dilma está em 14%.

Já os que afirmam que não votam em Aécio “de jeito nenhum” são 34%. Com Dilma, a rejeição alcança 43%.

Comentário

Category: Destaques

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *