(Jozivan Antero, no Patos Online)
A Construtora Andrade Galvão, responsável pela obra de construção do Canal do Frango, em Patos, está desde quarta-feira, dia 08, desmontando o canteiro de obras que fica localizado no Bairro Jardim Europa. O canteiro já se encontra em estado de abandono com cercas destruídas e sem movimentação de trabalhadores no local.
A construtora foi à vencedora da licitação para construção do Canal do Frango, do Novo Horizonte e do Noé Trajano. Apenas o Canal do Frango foi construído e teve parte destruída no dia 18 de março de 2014 quando as margens transbordaram após uma chuva de 130 milímetros.
Os recursos do Governo Federal enviados para a Prefeitura Municipal de Patos para execução do projeto completo da construção dos canais ultrapassam os 42 Milhões de Reais. Apenas no Canal do Frango foi gasto, de acordo com informações oficiais, a quantia de mais de 27 Milhões.
A obra do Canal do Frango está sendo investigada pelo Ministério Público Federal (MPF), pela Controladoria Geral da União (CGU) e pelo Tribunal de Contas da União (TCU), pois existem indícios de irregularidades na execução.
Devido a saída da Construtora Andrade Galvão não se tem informações sobre os demais processos de execução dos demais canais licitados.
Comentário do programa – A obra foi mal construída. Não se sabe se por erro do projeto ou erro na execução. Não se divulgou até agora nenhum resultado das sindicâncias que deveriam acontecer. Será que a prefeitura vai assumir o prejuízo? Se arcar com o prejuízo está admitindo que ou o projeto que elaborou ou mandou elaborar estava errado ou não houve a fiscalização devida durante a construção. Alguém deve ser responsabilizado por isso. (LGLM)