O deputado estadual Monaci Marques (PPS) apontou, nesta quarta-feira (15), fatores que contribuíram para o seu insucesso nas urnas. Com 7.737 votos, o parlamentar não garantiu volta a Assembleia Legislativa.
Marques disse que o que mais influenciou para a sua derrota foi um mapeamento feito por concorrentes na cidade de Patos, onde ele apresentou uma boa votação na eleição de 2010.
De acordo com Monaci Marques, os adversários, com bases em dados de pesquisas que realizavam semanalmente e que mostravam seu crescimento, reverteram o quadro com base no poder econômico.
“Lamentavelmente é triste, mas é uma verdade”, afirmou Monaci Marques.
Comentário do programa – Concordamos com o deputado Monaci Dantas ao atribuir ao poder financeiro a sua reduzida votação. Mas em Patos outros fatores também contribuíram para que ele e outros concorrentes tivessem votação reduzida. A polarização entre Dinaldinho e Nabor Wanderley é um desses fatores. Os dois tinham uma estrutura partidária muito mais sólida do que os demais. O fator financeiro numa cidade como Patos de eleitorado independente pesa menos, é tanto que um dos concorrentes que mais investiram na cidade está cobrando a devolução do que investiu pois os cabos eleitorais que cooptou não corresponderam a sua expectativa. Monaci foi mais votado do que Mineral em 2010 (2.716 a 2.322) e Mineral ficou na frente este ano (3.126 a 2.006), mas as votações dos dois juntos foi bem parecida: 5.038 em 2010 e 5.132 este ano. (LGLM)