Apesar do esforço dos partidários de Cássio para reverter o quadro no segundo turno, quando tentaram pelo menos reduzir a diferença favorável a Ricardo o primeiro turno, a maioria de Ricardo em Patos fez foi aumentar. Foi de nove mil votos no primeiro turno para doze mil no segundo turno. Foi visível a influência neste resultado dos cinco mil votos peemedebistas dados para Vital no primeiro turno e que migraram em grande parte para Ricardo.
O único município na grande Patos onde a votação de Cássio aumentou foi em São José do Bonfim. Em São José de Espinharas a vitória de Ricardo foi maior do que no primeiro turno.
Em Santa Terezinha, apesar de enfrentar três ex-prefeitos e Cássio terminar tendo maioria, esta foi diminuída significativamente, graças aos esforços do prefeito Arimatéia.
As cidades à margem da Rodovia da Reintegração (Quixaba, Cacimba de Areia, Passagem, Areia de Baraúnas e Salgadinho) também deram um show de gratidão ao governador, aumentado a maioria obtida no primeiro turno.
Outro município onde a maioria de Ricardo também aumentou significativamente foi Mãe Dágua, apesar dos esforços dos peemedebistas locais que continuaram a apoiar a candidatura de Cássio. A vitória de Ricardo naquela cidade mostrou a liderança da prefeita Margarida Tota e o reconhecimento do povo do município pela realização por Ricardo Coutinho do grande sonho de uma ligação asfáltica com o resto do Estado. Pena que os moradores do Bonfim não reconheceram a importância daquela obra que também beneficia o município. (LGLM)