Morreu em Patos o poeta paraibano ‘Mané de Bia’ natural de Santa Luzia

By | 15/11/2014 7:19 pm

(Jornal da Paraíba) 

Morreu na noite da última terça-feira o poeta popular e cantador paraibano Manoel Mariano da Silva, conhecido como “Mané de Bia”. Manoel tinha 95 anos e era natural de Santa Luzia, Sertão da Paraíba.

Ele estava internado no Hospital Regional de Patos há mais de uma semana por causa de problemas respiratórios e não resistiu. O sepultamento foi no Cemitério São Miguel, em sua cidade natal, na tarde de ontem.

Manoel começou a trabalhar com cultura ainda jovem, cantando poesia rimada nas feiras livres da Paraíba. Já em sua fase mais madura, era atração tradicional das festas juninas de Santa Luzia, onde contagiava a população com suas rodas de côco. Teve um livro sobre sua trajetória publicado, intitulado ‘Mané de Bia – Com o côco eu desafio o mundo’ e organizado pelos professores Ignez e Marcos Ayala.

Em 2009, o artista recebeu o título de Mestre das Artes da Cultura Paraibana, concedido aos que contribuíram para a cultura estadual.

Comentário

Category: Regionais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *