Nova equipe econômica deve anunciar medidas logo ao assumir (*)

By | 23/11/2014 4:55 am

A presidente Dilma Rousseff encarregou sua nova equipe econômica de divulgar, no dia em que for anunciada oficialmente, um conjunto de medidas para garantir “a sustentabilidade fiscal” do governo e atrair investimentos para retomar o crescimento da economia.

Segundo a Folha apurou, o trio Joaquim Levy, Nelson Barbosa e Alexandre Tombini já está trabalhando nas medidas a partir do que a equipe do ministro Guido Mantega (Fazenda) vinha preparando para ser divulgado nesta semana.

Um assessor presidencial disse à Folha que os novos ministros vão propor ajustes de efeito imediato e ações de médio e longo prazos para garantir “confiança e sustentabilidade” ao país.

A ideia, na área fiscal, é fazer um ajuste “gradual e consistente” das contas públicas nos próximos anos, buscando ao mesmo tempo retomar a política de economia de gastos para pagar a dívida pública (superavit primário) e evitar um cenário de recessão econômica no país.

Um interlocutor da presidente Dilma destaca que as medidas vão retomar a confiança de investidores nacionais e estrangeiros, aumentando os investimentos produtivos no país, considerados essenciais diante da escassez de recursos do Estado.

O anúncio da nova equipe e das medidas, segundo um assessor presidencial, está previsto para a próxima quinta-feira (27). A ideia é que os novos ministros assumam já dando o “recado” do que será a política econômica no segundo mandato de Dilma.

Entre as medidas que já estavam em fase de elaboração estão cortes de despesas com seguro-desemprego, pensões por morte e abono salarial. O novo time vai acrescentar também suas ideias para o pacote de ações econômicas.

Salvo alguma surpresa de última hora, considerada “improvável” pelo Palácio do Planalto, o desenho da equipe econômica é Joaquim Levy no Ministério da Fazenda, Nelson Barbosa no Planejamento e Alexandre Tombini mantido no comando do Banco Central.

Os convites foram feitos pela presidente e aceitos dentro desta configuração.

Na avaliação do Planalto, o trio é “muito qualificado e consistente” e vai arejar o debate interno.

Enquanto Levy dará sua contribuição no lado fiscal, Barbosa apresentará ideias na área desenvolvimentista, com Tombini reforçando o compromisso de trazer a inflação de volta para o centro da meta (4,5% ao ano).

Um assessor lembra, inclusive, que Dilma montou, na verdade, um quinteto trazendo para o governo a indústria e o agronegócio ao escolher dois novos ministros representantes destes setores.

O senador Armando Monteiro (PTB-PE) será o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e tem o apoio das lideranças do setor industrial.

A senadora Kátia Abreu (PMDB-TO), presidente da CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil) e colunista da Folha, vai comandar o Ministério da Agricultura.

A presidente Dilma Rousseff não anunciou os nomes dos novos ministros na sexta-feira (21), como estava previsto.

Segundo assessores presidenciais, o anúncio era esperado após o fechamento da Bovespa.

Comentário do programa – Dilma criticou seus adversários, Marina e Aécio, acusando-os de serem ligados aos banqueiros. Agora ela se cerca de banqueiros e de executivos indicados pelos banqueiros. (LGLM)

Comentário

Category: Nacionais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *