Papa Francisco nomeia Padre Valdomiro e Padre Severino monsenhores (*)

By | 23/11/2014 4:29 am

Dom Eraldo, bispo diocesano de Patos, anunciou nesta sexta-feira, durante sessão da Câmara de Vereadores de Patos em que se entregava o título de cidadão patoense ao Padre Severino de Alencar Leite (Padre Si), que o Papa Francisco havia concedido em 23 de outubro de 2014, o título honorífico de Monsenhor ao próprio Padre Severino e ao Padre Valdomiro Batista de Amorim. Os dois receberão o título das mãos de dom Eraldo, no próximo dia 17 de dezembro, em missa solene, às sete horas da noite, na Catedral da Guia. Padre Valdomiro foi o primeiro padre ordenado na Diocese de Patos, seguido algum tempo depois pelo saudoso Padre José Lopes e pelo Padre Severino.

Vamos ouvir dom Eraldo no momento em que fazia o anúncio, feito na Câmara de Vereadores, da homenagem feita pelo papa Francisco aos dois sacerdotes mais velhos da diocese.

Ouçamos agora o pronunciamento do Padre Valdomiro, na mesma oportunidade, comentando a homenagem que a Igreja, por ato do Papa Francisco, estava prestando a ele e ao Padre Severino.

Ouçamos o comentário que fez, da tribuna da Câmara, Dom Eraldo sobre a homenagem que a Câmara de Vereadores fez ao padre Severino de Alencar Leite, dando-lhe o título de cidadão patoense, título este muito merecido pelo trabalho realizado pelo Padre Si, na diocese de Patos.

Comentário do programa – As homenagens são das mais merecidas. Padre Valdomiro, natural de Patos, Padre Severino, assim como o saudoso Padre José Lopes, oriundos do Vale do Piancó, cumpriram fielmente a missão para a qual foram vocacionados, ocupando várias paróquias da diocese de Patos. Padre Valdomiro ainda contribui, apesar dos oitenta anos, para o trabalho pastoral da diocese, do qual, mais por motivo de saúde, Padre Si se afastou nos últimos tempos. Nós tivemos a honra de transmitir, pela Espinharas, a partir da velha Matriz de Santo Antônio de Piancó, as ordenações de Padre Zé Lopes e Padre Si, quase cinquenta anos atrás. Foram, depois de Padre Valdomiro, os primeiros padres ordenados na nova diocese. Os áudios reproduzidos nos foram fornecidos pelo nosso colaborador Adilton Dias. (LGLM)

Comentário

Category: Locais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *