Dom Eraldo, bispo diocesano de Patos, anunciou nesta sexta-feira, durante sessão da Câmara de Vereadores de Patos em que se entregava o título de cidadão patoense ao Padre Severino de Alencar Leite (Padre Si), que o Papa Francisco havia concedido em 23 de outubro de 2014, o título honorífico de Monsenhor ao próprio Padre Severino e ao Padre Valdomiro Batista de Amorim. Os dois receberão o título das mãos de dom Eraldo, no próximo dia 17 de dezembro, em missa solene, às sete horas da noite, na Catedral da Guia. Padre Valdomiro foi o primeiro padre ordenado na Diocese de Patos, seguido algum tempo depois pelo saudoso Padre José Lopes e pelo Padre Severino.
Vamos ouvir dom Eraldo no momento em que fazia o anúncio, feito na Câmara de Vereadores, da homenagem feita pelo papa Francisco aos dois sacerdotes mais velhos da diocese.
Ouçamos agora o pronunciamento do Padre Valdomiro, na mesma oportunidade, comentando a homenagem que a Igreja, por ato do Papa Francisco, estava prestando a ele e ao Padre Severino.
Ouçamos o comentário que fez, da tribuna da Câmara, Dom Eraldo sobre a homenagem que a Câmara de Vereadores fez ao padre Severino de Alencar Leite, dando-lhe o título de cidadão patoense, título este muito merecido pelo trabalho realizado pelo Padre Si, na diocese de Patos.
Comentário do programa – As homenagens são das mais merecidas. Padre Valdomiro, natural de Patos, Padre Severino, assim como o saudoso Padre José Lopes, oriundos do Vale do Piancó, cumpriram fielmente a missão para a qual foram vocacionados, ocupando várias paróquias da diocese de Patos. Padre Valdomiro ainda contribui, apesar dos oitenta anos, para o trabalho pastoral da diocese, do qual, mais por motivo de saúde, Padre Si se afastou nos últimos tempos. Nós tivemos a honra de transmitir, pela Espinharas, a partir da velha Matriz de Santo Antônio de Piancó, as ordenações de Padre Zé Lopes e Padre Si, quase cinquenta anos atrás. Foram, depois de Padre Valdomiro, os primeiros padres ordenados na nova diocese. Os áudios reproduzidos nos foram fornecidos pelo nosso colaborador Adilton Dias. (LGLM)