Câmara dos Vereadores derrota 1º Projeto de Iniciativa Popular da cidade de Patos (*)

By | 20/12/2014 9:54 pm

(Jozivan Antero, no Patos Online)

Diante de um forte esquema de segurança solicitado pela presidência da Câmara Municipal de Patos, onde contou com o Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) e demais policiais do 3º Batalhão de Polícia Militar (3º BPM), além de segurança privada, a maioria dos vereadores derrotou o 1º Projeto de Inciativa Popular do Município.

A sessão aconteceu na noite desta terça-feira, dia 16, e foi prestigiada pela sociedade civil organizada, cidadãos vindos de bairros distintos e pelos moradores da antiga Rua Vidal de Negreiros, atual João Bosco de Araújo, localizada entre o centro da cidade e Bairro Brasília.

O 1º Projeto de Iniciativa Popular recebeu mais de 4.000 assinaturas, entre as quais da prefeita Francisca Motta (PMDB), do Deputado Federal Hugo Motta (PMDB) e do Deputado Estadual eleito Nabor Wanderley (PMDB) e de tantas outras lideranças políticas da cidade.

Os membros da imprensa foram aconselhados a não adentrar no plenário durante a sessão. O fato causou estranheza entre os profissionais que fazem a cobertura das sessões, mas foi atendido.

         Votaram contra o projeto: Isis Karla (PRTB), Inácio de Gelo, Jardelson Pereira (PV), Cláudia Leitão (PR), Nadirgerlane Rodrigues (PMDB), Ivanes Lacerda (PSD), Maurício Alves (PMDB) e Lucinha Peixoto (PCdoB). Entre os vereadores que votaram contra, alguns haviam se comprometido em votar favorável, mas mudaram de posição.

         Votaram a favor: Toinho Nascimento (PV), Fernando Jucá (PT), Jefferson Melquiades (PMDB), Sales Júnior (PRB) e Diogo Medeiros (PSB).

Durante o seu pronunciamento, o vereador Ivanes Lacerda, autor do projeto que modificou o nome da antiga Rua Vidal de Negreiros para João Bosco de Araújo, e abriu precedente para que outras ruas sejam mudadas, disse que queria mudar também o nome da Rua 18 do Forte, mas mudou de opinião diante da repercussão.

A comissão de moradores da antiga Rua Vidal de Negreiros disse que a luta deve continuar, só que agora na justiça.

Comentário do programaCom a consciência doendo os vereadores estavam com tanto medo do povo que pediram proteção policial. A nossa opinião sempre foi de que a comissão de moradores tomasse os dois caminhos ao mesmo tempo. Ingressassem na Justiça e fizessem a mobilização para o projeto de iniciativa popular. Nunca esperei respeito ao povo na maioria dos nossos vereadores. São totalmente divorciados da comunidade os motivos que dirigem os votos e manifestações da maioria deles. Nem esperávamos que a assinatura de Francisca, Hugo e Nabor no abaixo assinado fizesse qualquer diferença no comportamento dos edis. Afinal, Francisca, avó de Hugo e madrinha de Nabor, simplesmente “lavara as mãos” na hora de sancionar o projeto que se queria revogar. (LGLM)

Comentário

Category: Locais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *