(Jozivan Antero, no Patos Online)
A empresa Mesquita Andrade Construções LTDA (MAC), contratado pelo Governo do Estado, através do Departamento de Estradas de Rodagens do Estado da Paraíba (DER-PB), espera concluir a obra de asfalto da PB 293 entre as cidades de Malta e Vista Serrana em seis meses. As obras tiveram início nesta segunda-feira, dia 05. A empresa é a mesma que concluiu as obras entre Patos e São José de Espinharas.
A MAC se encontra com seu canteiro de obras instalada no Sítio São Francisco, município de Malta. 20 máquinas, 40 trabalhadores e o escritório da empresa estão funcionando em sua plenitude para dar agilidade à obra.
Na manhã desta terça-feira, dia 06, a reportagem acompanhou a movimentação na PB 293. Topógrafos e engenheiros estão pela estrada com trabalhadores ampliando as 5 pontes, bem como preparando o material que será usado em toda a extensão dos 21 quilômetros que ligará as duas cidades em mais uma etapa do Projeto Caminhos da Paraíba.
De acordo com Francivam Dantas, responsável pelo escritório da MAC no canteiro de obras, a expectativa é de conclusão das obras em seis meses, caso não aconteça problemas com chuvas que atrapalham o andamento. “Estamos gerando cerca de 40 empregos diretos. A maioria dos trabalhadores é de mão-de-obra da própria região”, relata Francivam.
Comentário do programa – O Estado teve problemas inicialmente nas estradas Bonfim/Mãe Dágua, Patos/São José de Espinharas e Malta/Vista Serrana porque o proprietário da empresa que ganhou a licitação faleceu e o Estado teve que fazer novas licitações. Tanto a Mesquita Andrade como as que ganharam as demais licitações são firmas organizadas que possuem maquinário apropriado e as obras têm sido realizadas de forma adequada. Fiscalizamos a parte trabalhista de todas as que trabalharam nesta parte do Sertão, incluindo o Vale do Piancó, sem encontrar problemas no relacionamento das empresas com os trabalhadores. (LGLM)