(Jozivan Antero, no Patos Online)
Em entrevista na manhã desta quinta-feira, dia 19, no Hospital Regional de Patos para esclarecer problemas relativos a um paciente que buscou a imprensa para denunciar demora na cirurgia ortopédica dele, a diretora do Hospital Regional de Patos, Hígia Lucena, reconheceu a necessidade da construção do Hospital de Trauma do Sertão tendo sede em Patos.
Hígia Lucena falou que o setor de ortopedia tem tido avanços, pois diminuiu o tempo de espera para a realização de cirurgias. A diretora mostrou que existe certa complexidade para cirurgias, pois exames, preparação do paciente, equipamento necessários para cada caso cirúrgico fazem parte do protocolo para evitar problemas no pós-cirúrgico. “A permanência tem diminuído, mas infelizmente temos poucos leitos e só um Hospital de Trauma realmente vai resolver a nossa região”, relata Hígia.
Paciente em questão é Ricardo Dário Florentino Barreto, 38 anos, que sofreu um acidente de trabalho há 5 meses. Ele recebeu encaminhamento médico da cidade de Princesa Isabel para o Hospital Regional de Patos e está com 10 dias de internação no aguardo da cirurgia ortopédica no braço direito. “Já foi marcada a cirurgia quatro ou cinco vezes. Mandam que a gente fique sem comer que vai ser feita e depois chega e fala que não será mais realizada. Hoje eu saí do hospital para procurar meus direitos! Aqui em Patos tá um descaso”, relata Dário.
O Hospital Regional de Patos atende a cerca de 50 municípios localizados no sertão paraibano e também algumas cidades do Rio Grande do Norte e Pernambuco. Vários casos considerados mais graves são encaminhados para o Hospital de Trauma de Campina Grande e João Pessoa. As mortes durante o percurso tem sido fator de revolta dos familiares e amigos dos pacientes que lutam para que a cidade de Patos possa resolver casos mais complexos de saúde em sua sede.
O Hospital de Trauma do Sertão foi promessa de campanha de todos os candidatos ao Governo do Estado da Paraíba. O Governador Ricardo Coutinho (PSB) assumiu que o Hospital de Trauma do Sertão está entre meta do segundo mandato.
Comentário do programa – A posição geográfica de Patos e a infraestrutura de saúde que existe na cidade justificam a construção em Patos de um Hospital de Traumas que daria acesso fácil aos acidentados de toda uma região de até cento e cinquenta quilômetros ao redor de Patos e que normalmente teriam que se deslocar quase duzentos quilômetros daqui até Campina Grande ou cerca de trezentos daqui até João Pessoa. (LGLM)