Diretora reconhece necessidade de construção do Hospital de Trauma do Sertão, em Patos (*)

By | 21/02/2015 7:32 pm

(Jozivan Antero, no Patos Online)

Em entrevista na manhã desta quinta-feira, dia 19, no Hospital Regional de Patos para esclarecer problemas relativos a um paciente que buscou a imprensa para denunciar demora na cirurgia ortopédica dele, a diretora do Hospital Regional de Patos, Hígia Lucena, reconheceu a necessidade da construção do Hospital de Trauma do Sertão tendo sede em Patos.

Hígia Lucena falou que o setor de ortopedia tem tido avanços, pois diminuiu o tempo de espera para a realização de cirurgias. A diretora mostrou que existe certa complexidade para cirurgias, pois exames, preparação do paciente, equipamento necessários para cada caso cirúrgico fazem parte do protocolo para evitar problemas no pós-cirúrgico. “A permanência tem diminuído, mas infelizmente temos poucos leitos e só um Hospital de Trauma realmente vai resolver a nossa região”, relata Hígia.

Paciente em questão é Ricardo Dário Florentino Barreto, 38 anos, que sofreu um acidente de trabalho há 5 meses. Ele recebeu encaminhamento médico da cidade de Princesa Isabel para o Hospital Regional de Patos e está com 10 dias de internação no aguardo da cirurgia ortopédica no braço direito.         “Já foi marcada a cirurgia quatro ou cinco vezes. Mandam que a gente fique sem comer que vai ser feita e depois chega e fala que não será mais realizada. Hoje eu saí do hospital para procurar meus direitos! Aqui em Patos tá um descaso”, relata Dário.

O Hospital Regional de Patos atende a cerca de 50 municípios localizados no sertão paraibano e também algumas cidades do Rio Grande do Norte e Pernambuco. Vários casos considerados mais graves são encaminhados para o Hospital de Trauma de Campina Grande e João Pessoa. As mortes durante o percurso tem sido fator de revolta dos familiares e amigos dos pacientes que lutam para que a cidade de Patos possa resolver casos mais complexos de saúde em sua sede.

O Hospital de Trauma do Sertão foi promessa de campanha de todos os candidatos ao Governo do Estado da Paraíba. O Governador Ricardo Coutinho (PSB) assumiu que o Hospital de Trauma do Sertão está entre meta do segundo mandato.

Comentário do programaA posição geográfica de Patos e a infraestrutura de saúde que existe na cidade justificam a construção em Patos de um Hospital de Traumas que daria acesso fácil aos acidentados de toda uma região de até cento e cinquenta quilômetros ao redor de Patos e que normalmente teriam que se deslocar quase duzentos quilômetros daqui até Campina Grande ou cerca de trezentos daqui até João Pessoa. (LGLM)

Comentário

Category: Locais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *