O Ministério da Saúde dará início no mês de março deste ano de 2015, à campanha de Vacinação contra o HPV, desta vez, tendo como público alvo meninas a partir de nove anos de idade. Essa imunização só estará disponível na rede pública para meninas de 9 a 11 anos, e em 2016, só meninas de 9 anos terão acesso à vacina. Essa é a idade preconizada pela Organização Mundial da Saúde.
Em 2014, a vacina passou a fazer parte do calendário de imunização, portanto, mesmo as meninas de 11 a 13 anos que ainda não tomaram a primeira dose poderão procurar um posto. A segunda dose é aplicada seis meses depois da primeira, e cinco anos mais tarde é aplicada a dose de reforço. Com a segunda aplicação da vacina a menina já apresenta imunidade contra os principais tipos de vírus HPV causadores do câncer de útero. O reforço serve justamente para prorrogar essa imunidade.
Segundo informou a coordenadora do setor de imunização da Secretaria Municipal de Saúde de Patos, Socorro Guedes, o município já recebeu o material impresso da campanha e está aguardando as vacinas, bem como a meta a ser cumprida. “Nesse primeiro momento estamos preparando as equipes para a realização da campanha, mas logo em breve divulgaremos datas e outras informações repassadas pelo ministério da saúde”, disse.
Em novembro de 2014, o Ministério da Saúde revelou que apenas 49% das 4,9 milhões de meninas na faixa etária tomaram a segunda dose.
O HPV é um vírus transmitido pelo contato direto com a pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual. Ele também pode ser transmitido da mãe para filho no momento do parto.