Em Patos: Médico-cirurgião reclama da falta de cuidados dos motociclistas

By | 11/04/2015 8:52 pm

O número excessivo de acidentes envolvendo motociclistas só aumentam as estatísticas do Hospital Regional de Patos Dep. Janduhy Carneiro. Mais de 90% das cirurgias ortopédicas ocorrem em pacientes envolvidos em algum tipo de acidente com moto, hoje o veículo mais popular no interior dos estados nordestinos.

Segundo o Denatran – Departamento Nacional de Trânsito, o número de motocicletas já supera o de carros em dez estados brasileiros, nove destes no Norte e Nordeste, inclusive na Paraíba.

Trata-se de um problema grave de saúde pública. O maior número de vítimas está na faixa jovem de 18 a 34 anos. Quando não chegam a óbito, geralmente essas vítimas sofrem sequelas e precisam de bom tempo para reabilitação. De 1 a 31 de março deste ano o Regional de Patos realizou 242 cirurgias. Destas, 148 foram ortopédicas, e cerca de 130 em pacientes vítimas de acidente com moto.

O médico-cirurgião buco-maxilo, Cadmo Filho destacou as fraturas de face ocasionadas pelo uso incorreto de capacete, um equipamento de proteção do motociclista, mas que muitos fazem pouco caso e não seguem as recomendações de segurança. “Na maioria dos acidentes em que há fratura de face, o piloto não faz uso correto do capacete, não fecha a trava e no impacto o protetor da cabeça se desprende ocasionando lesões na cabeça, na face. Mês passado ocorreram 15 cirurgias de face no bloco cirúrgico do HRP. O médico também alerta sobre o estado de embriaguez em que muitos acidentados de motocicletas são atendidos no Hospital de Patos.

Das 242 cirurgias realizadas em março deste ano no HRP, 148 foram ortopédicas; geral 44; vascular 28; otorrino 01; buco-maxilo 15; urologia 05 e 01 oftalmológica.

Comentário

Category: Locais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *