(Jozivan Antero, no Patos Online)
No dia 23 de abril de 2010, a cidade de Patos viu começar as obras da Unidade de Ponto Atendimento (UPA), localizada na Rua do Prado, Bairro Liberdade. A previsão era de que a UPA começasse há funcionar um ano depois, ou seja, 23 de abril de 2011, mas passados cinco anos, a obra ainda carece de equipamentos e funcionários treinados para ser disponibilizada ao povo.
A obra tem a responsabilidade da Prefeitura Municipal de Patos através da Secretaria de Saúde do Município. Os recursos, na sua grande maioria, são do Governo Federal com o Ministério da Saúde. A fiscalização das etapas de conclusão está a cargo da própria Secretaria de Saúde do Município de Patos.
A UPA servirá de apoio para atender as demandas oriundas dos casos de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) atendidos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), ou mesmo nos casos de pequenas cirurgias e outros considerados de urgência e emergência. A UPA tem funcionamento de 24 horas ininterruptas de domingo a domingo.
De acordo com informações, a primeira empresa que começou a obra decretou falência e só foi concluída por outra que fez o acabamento do prédio em 2014. Agora o prédio encontra-se fechado no aguardo de etapas para garantir a abertura por completo. As obras da UPA do Bairro Jatobá estão abandonadas.
O sertão da Paraíba já dispõe de UPA’s em funcionamento em Pombal, Piancó, Cajazeiras, Princesa Isabel, dentre outras cidades. A cidade de Patos poderá ter duas em funcionamento, uma no Bairro Liberdade e outra no Jatobá, esta última com obras abandonadas.
Comentário do programa – O desrespeito é tão grande com a população que ninguém apresenta nenhuma justificativa para o fato de a UPA do Prado não ter sido ainda inaugurada e posta para funcionar. E por que a do Jatobá está com as obras paralisadas. (LGLM)