O deputado estadual, Dinaldinho Wanderley (PSDB), ingressou com um pedido de abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Assembleia Legislativa (ALPB) para apurar supostas irregularidades no Empreender Paraíba. O requerimento conta com 13 assinaturas das 12 necessárias e tem por base relatório da Controladoria Geral do Estado (CGE) sobre problemas na execução do programa, além da denúncia apresentada pelo Ministério Público Eleitoral sobre distorções e suposto uso do Empreender na campanha eleitoral.
“O Empreender investiu, nos três anos da gestão Ricardo Coutinho (PSB), mais de R$ 46 milhões, beneficiando 38 mil empreendedores, segundo dados do Governo. Em sua concepção, o programa é muito bom, mas algumas irregularidades acabaram acontecendo e precisam ser sanadas. Nós desta Casa temos a obrigação de colaborar para que um programa tão sério e que beneficia tantas pessoas não se perca pelo caminho”, destacou o deputado, afirmando que tem certeza que a Assembleia não se furtará de instalar uma CPI para apurar as denúncias apresentadas.
Comentário do programa – Não sei por que tanto medo de apurarem as possíveis irregularidades do Empreender. O programa é muito importante e tudo o que se possa fazer para melhorá-lo será benvindo. Se alguém praticou irregularidades que pague por isso. Se a aplicação dos recursos não foi feita de acordo com a sua destinação que se apurem os fatos e se apliquem as penalidades previstas. O que não pode é o Estado investir milhões em um programa e não se saber onde este dinheiro foi parar. Afinal não era um programa a fundo perdido, mas um financiamento que deveria retornar para que outras pessoas fossem beneficiadas. Não entendo por que tanto medo da apuração. Aliás, o próprio governo deveria ter interesse em que as possíveis irregularidades fossem apuradas, punidas e corrigidas. (LGLM)