Rápidas de Patos e região

By | 25/04/2015 7:20 pm

A prefeitura de Campina Grande está investigando casos de pessoas que receberam casas em conjuntos habitacionais pelo programa Minha Casa, Minha Vida e que alugaram ou venderam estas casas o que é proibido, até que recebam a posse definitiva do imóvel. Elas receberam casas do programa sem precisar delas, tirando o direito de outras pessoas que realmente precisavam. Promotoria de Defesa do Cidadão abriu investigação semelhante em Patos, mas não se sabe o resultado da investigação, nem que providências foram tomadas.

Enquanto vemos com preocupação o baixo volume do complexo Coremas/Mãe Dágua, ameaçando deixar Patos e região sem água antes do final do ano, as comportas continuam abertas “soltando água” para o Rio Grande do Norte. Lá vão, segundo se informa, não apenas abastecer as populações ribeirinhas, mas também alimentar a irrigação de plantios de fruteiras de grandes empresas. É necessário reduzir a água liberada por Coremas apenas para abastecimento humano.

Patos é, proporcionalmente à população, a segunda cidade em que mais se mata gente na Paraíba: 17,14 por 100.000 habitantes. Fica atrás apenas de Santa Rita onde se mata 21,8 por 100.000 habitantes e na frente de João Pessoa (15,25) e Campina Grande (8,20). No mesmo período o índice de Recife foi de 9,14 assassinatos para cada 100.000 habitantes. Em números absolutos Patos foi a quarta cidade onde mais se matou gente nos primeiros três meses de 2015. Em João Pessoa mataram 119, em Campina Grande 33, em Santa Rita 29, em Patos 18.

Tramita na Câmara de Vereadores uma nova lei, autorizando a Prefeitura a realizar licitação para contratar uma nova empresa de transporte coletivo para servir à cidade de Patos. A administração municipal tem que pensar também numa forma de livrar a nova empresa da concorrência predatória de outros meios de transporte coletivo. Táxis lotação e mototaxistas clandestinos com despesas mínimas concorrem com empresas de ônibus que têm que arcar com todas as despesas exigidas pela atividade. A não ser que a prefeitura subsidie, por exemplo, o transporte de estudantes. A instituição de cartões magnéticos com os quais o passageiro pagasse a sua passagem também seria uma forma de levar os usuários a preferirem os ônibus.

Corria a informação de que a Prefeita Francisca Motta faria na última quinta-feira o anúncio da programação do São João de 2015, mas o fato não aconteceu. Segundo comentários ele teria ficado com medo de enfrentar os funcionários do município em greve por melhores salários que a prefeitura diz não poder atender.  (LGLM)

 

Comentário

Category: Blog

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *