Na última semana, a Unidade de Saúde Robson Carneiro Pereira promoveu, juntamente com as equipes de Atenção Básica e do Nasf, o encontro entre Hipertensos e Diabéticos do município de Quixaba.
O encontro, pautado em palestras que são ministradas constantemente entre os grupos que frequentam a UBS para as atividades, alertou para medidas de controle das doenças – que vão além do uso de medicamentos e acompanhamento clínico –, como a prática de atividades físicas com frequência (uma simples caminhada), e uma simples conversa entre amigos, elementos que funcionam bem no controle da diabetes e hipertensão.
No entanto, a peculiaridade do encontro ficou por conta da festa surpresa, preparada por toda a equipe de saúde de Quixaba, para um dos moradores mais ilustres do município, o centenário Antônio Preto.
Dotado de uma saúde de ferro, “Seo” Antônio atingiu a marca centenária na idade há dois anos. Na ocasião, a Prefeitura Municipal de Quixaba homenageou, com uma singela festa na Casa da Família, o singular munícipe.
“’Seo’ Antônio é um exemplo de Saúde, alegria e disposição. Participa mensalmente de todos os encontros da Unidade de Saúde”, frisa a Secretária Adjunta Municipal de Saúde, Sandra Maria, justificando a boa saúde do senhor em questão.
Para o Secretário de Saúde, José Segundo, a saúde esbanjada pelo centenário residente no Município, simboliza a qualidade da saúde que vem sendo implantada no município ao longo dos anos.
“Isso aí mostra que Saúde não é só cuidados à base de medicamentosos, assistência médica e hospitalar. Antônio Preto, com 102 anos, prova que, apenas com os acompanhamentos contínuos e realizando as demais atividades oferecidas pelo núcleo de saúde de Quixaba, é possível esbanjar saúde”, destacou o Secretário.
Comentário do programa – Também não precisam exagerar. Se os programas de saúde de Quixaba são tão milagrosos, daqui a pouco Quixaba vai ficar cheio de macróbios migrados de outros municípios em busca desta fonte da juventude. Quixaba vai perder o lugar de uma das menores populações da Paraiba (1699), a frente apenas de São José do Brejo do Cruz (1684) e Parari (1256), segundo estimativa do IBGE para 2014. (LGLM)