Com 102 anos, morador de Quixaba participa das campanhas de saúde pública e dá exemplo

By | 09/05/2015 8:05 pm

Na última semana, a Unidade de Saúde Robson Carneiro Pereira promoveu, juntamente com as equipes de Atenção Básica e do Nasf, o encontro entre Hipertensos e Diabéticos do município de Quixaba.

O encontro, pautado em palestras que são ministradas constantemente entre os grupos que frequentam a UBS para as atividades, alertou para medidas de controle das doenças – que vão além do uso de medicamentos e acompanhamento clínico –, como a prática de atividades físicas com frequência (uma simples caminhada), e uma simples conversa entre amigos, elementos que funcionam bem no controle da diabetes e hipertensão.

No entanto, a peculiaridade do encontro ficou por conta da festa surpresa, preparada por toda a equipe de saúde de Quixaba, para um dos moradores mais ilustres do município, o centenário Antônio Preto.

Dotado de uma saúde de ferro, “Seo” Antônio atingiu a marca centenária na idade há dois anos. Na ocasião, a Prefeitura Municipal de Quixaba homenageou, com uma singela festa na Casa da Família, o singular munícipe.

“’Seo’ Antônio é um exemplo de Saúde, alegria e disposição. Participa mensalmente de todos os encontros da Unidade de Saúde”, frisa a Secretária Adjunta Municipal de Saúde, Sandra Maria, justificando a boa saúde do senhor em questão.

Para o Secretário de Saúde, José Segundo, a saúde esbanjada pelo centenário residente no Município, simboliza a qualidade da saúde que vem sendo implantada no município ao longo dos anos.

“Isso aí mostra que Saúde não é só cuidados à base de medicamentosos, assistência médica e hospitalar. Antônio Preto, com 102 anos, prova que, apenas com os acompanhamentos contínuos e realizando as demais atividades oferecidas pelo núcleo de saúde de Quixaba, é possível esbanjar saúde”, destacou o Secretário.

 Comentário do programaTambém não precisam exagerar. Se os programas de saúde de Quixaba são tão milagrosos, daqui a pouco Quixaba vai ficar cheio de macróbios migrados de outros municípios em busca desta fonte da juventude. Quixaba vai perder o lugar de uma das menores populações da Paraiba (1699), a frente apenas de São José do Brejo do Cruz (1684) e Parari (1256), segundo estimativa do IBGE para 2014. (LGLM)

Comentário

Category: Regionais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *