Em parceria com a FUNES, Mãe d’Água-PB promove Sarau Cultural

By | 09/05/2015 8:07 pm

A prefeitura Municipal de Mãe d’Água – PMD-PB, através da Secretaria de Esporte e Cultura, em parceria com a FUNES – Fundação Ernani Sátyro – promoveu na noite desta quinta-feira, 30 de abril, em praça pública, um Sarau Cultural com a participação de artistas locais e da cidade de Patos-PB. Na programação, que teve início as 21:00h, cantores da MPB – Música Popular Brasileira (violão e voz), poetas e grupos de dança. Durante a solenidade de abertura, a secretária de Esportes e Turismo, Rosana Leão, 38, destacou a importância do evento dizendo que “Os poderes públicos devem promover mais oportunidades como essa de reunir nossos artistas, e de mostrar os nossos talentos. E nesta noite, graças ao incentivo da nossa prefeita Margarida Tota, nós vamos reunir aqui alguns dos nossos maiores talentos.” Enfatizou Leão. A presidente da FUNES – Fundação Ernanani Sátyro – Geralda Medeiros, durante seu pronunciamento lembrou que a entidade cultural vem mantendo parcerias com várias prefeituras “No sentido de oportunizar à apresentação dos nossos artistas sertanejos, e desta forma fortalecer nossa cultura. Essa é a determinação do governo do estado.” Asseverou Medeiros.

Antes das apresentações, a Secretaria de Esporte e Cultura fez algumas homenagens, dentre elas aos poetas Edísio Soares Pequeno, conhecido por Edísio Romano, neto do grande poeta Romano da Mãe d’Água; ao professor Antonio Mota da Silva e José Alexandre de Barros (in memória), cujo certificado de reconhecimento do seu trabalho foi recebido pela esposa Ermelinda de Barros, “Dona Bilinga”.

Os titulares das pastas da saúde e educação, Fátima Carvalho,39, e Adalberto Lima, 48, respectivamente, também fizeram uma homenagem a aluna Gabriele Lucena de Sousa Batista, 15, da escola Manoel Nunes Trindade, pelo trabalho de conscientização ao combate ao mosquito Aedes Aegipti, transmissor das doenças dengue e febre chikungunya, feito em versos. Em reconhecimento, além da homenagem, as secretarias presentearam a aluna com um presente, mas a ganhadora não revelou o conteúdo da embalagem.

O grupo de dança Bonde da Geral foi o primeiro a se apresentar. Formado por jovens alunos das escolas do município com idade entre 12 e 17 anos, o grupo apresentou uma coreografia com movimentos que se originou das expressões que emergiram nos Estados Unidos, nas décadas de 1930 e 1940, e que ficaram conhecidas mundialmente como street dance (dança de rua), e foi bastante aplaudido pelos adolescentes que foram à praça prestigiar o evento. Em seguida foi a vez da voz e violão com os cantores Yure Cabral, 15, Amanda Romano, 20, André Lucena, 28, e Cida Days, 25, da cidade de Patos. Essa última patrocinada pela FUNES.

De acordo com a prefeita do município, Margarida Fragoso (Margarida Tota) “como esse projeto foi bem aceito pelo povo maedaguense, nada impede que a gente o faça novamente. Se essa parceria com a FUNES for mantida, outras edições serão realizadas em diferentes meses e sempre com homenagens e apresentações artísticas, musicais, dança teatro e outros movimentos culturais.” Arrematou.

Comentário

Category: Regionais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *