Blitz educativa confirma: de cada dez motociclistas, oito não usam o capacete de forma correta na cidade de Patos

By | 23/05/2015 4:16 pm

(Jozivan Antero, no Patos Online)

A blitz educativa e de orientação realizada na manhã desta sexta-feira, dia 22, por iniciativa dos Agentes de Trânsito da Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos de Patos (STtrans), comprovou um dado alarmante: de cada dez motociclistas que trafegam pelas ruas de Patos, oito usam de forma errada o capacete.

Dados extraoficiais, colhidos através de conversas com profissionais que atuam no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), dão conta que a maior causa de traumas durante acidentes envolvendo motociclistas se percebe pelo mal-uso do capacete. O maior problema está na falta de afivelamento da cinta jugular do capacete ou mesmo a ausência de afivelamento adequado que fixe de forma ajustada o capacete na cabeça.

Na abordagem realizada aos motociclistas, os Agentes de Trânsito perceberam que a falta de hábito de afivelamento do capacete é uma constante entre motociclistas e passageiros. Alguns capacetes estavam sem qualquer vestígio da existência do equipamento de engate da cinta jugular.

“Não afivelar o capacete o torna inútil e no momento de uma queda ele não protege a cabeça do motociclista. A multa para esse tipo de infração é de R$ 191,00 e a perda de sete pontos na carteira. De acordo com informações de profissionais da saúde, de cada 10 motociclistas que sofrem acidentes com motos, 7 não usavam o capacete de forma correta”, relatou o Agente de Trânsito Antônio Coelho.

Os Agentes de Trânsito esperam que a STtrans abrace a causa e faça uma campanha educativa mais ampla. A iniciativa dos profissionais na manhã desta sexta-feira foi de orientação, mas se quisessem estariam aplicando as multas aos infratores.

Comentário

Category: Locais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *