Renan e Cunha querem aumentar poder do Congresso sobre estatais

By | 23/05/2015 3:58 pm

Sob o comando dos presidentes da Câmara e do Senado, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) e Renan Calheiros (PMDB-AL), o Congresso vai elaborar projeto para controlar gastos, investimentos e indicações políticas das estatais.

A ideia dos peemedebistas é aprovar uma Lei de Responsabilidade das Estatais, nos moldes da Lei de Responsabilidade Fiscal, que vigora há 15 anos.

No atual modelo, o governo tem autonomia sobre gastos e orçamento das estatais. Se aprovado o projeto, o Congresso terá maiores poderes para controlar essas empresas.

Cunha afirma que, além do “vácuo” legal sobre as estatais, a motivação foram as denúncias de corrupção em empresas como Correios e Petrobras, bem como o ajuste fiscal.

Renan reclama de que o orçamento das estatais não passa pelo Legislativo, apesar de ser parte das fontes de recursos da União. “Vamos fazer o controle dos recursos públicos das estatais. Essa é a grande resposta que o Brasil cobra”, disse.

Segundo ele, o projeto incluirá critérios para escolha dos dirigentes, hoje selecionados pelo Planalto após indicação política. Os partidos aliados, como o PMDB de Renan e Cunha, são responsáveis pelas indicações da maioria dos presidentes das estatais.

Comentário

Category: Destaques

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *