Pelo menos 500 trabalhadoras e trabalhadores rurais do município de Mãe d’Água-PB foram beneficiados com o Mutirão do Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural (PNDRT), promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) em parceria com Governo do Estado da Paraíba, através do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), e da Prefeitura Municipal de Mãe d’Água (PMMD-PB), através de suas secretarias. Durante todo o dia desta terça feira (19) diversos serviços foram colocados á disposição das agricultoras e agricultores. “Está data foi pensada exatamente por coincidir com a realização da feira livre de nosso município que acontece todas as terças feiras”, lembrou Margarida Fragoso (Margarida Tota) prefeita do município. Durante pronunciamento de abertura, a prefeita foi representada pelo Secretário de Agricultura, Rivaldo Sebastião. “Ninguém se preocupe, pois todos serão atendidos, independente de cor partidária”, fez questão de esclarecer o representante da pasta da agricultura. “Só sairemos daqui hoje quando a última trabalhadora rural for atendida”, concluiu.
De acordo com os números apresentados pelo Secretário Executivo de Agricultura, somente a Secretária de Saúde realizou 30 imunizações (vacinas), 22 verificações de pressão arterial, 73 Classificação Sanguínea e distribuiu 300 Kits odontológicos (composto por 1 creme dental 3 escovas e 1 sabonete) e distribuiu outros cerca de 300 preservativos (camisinhas masculinas). Já no stand do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) foram registrados 46 atendimentos: 35 mulheres e 11 homens deram entrada no pedido de benefícios. Também foram expedidas 57 Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), sendo 30 masculinas e 27 femininas, e foram confeccionadas 135 Carteiras de Identidade. O sindicato das Trabalhadores e Trabalhadores Rurais realizaram 19 atendimentos diversos.
O PNDRT é uma ação do Incra e do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), que tem como prioridade proporcionar documentação básica às trabalhadoras rurais, facilitando o acesso a políticas públicas. Além da carteira de identidade, as agricultoras também podem retirar CPF e carteira de trabalho, e, ainda, obter a 2ª via das certidões de nascimento e casamento. Também podem ser inseridas no Cadastro Único do governo federal, para acessarem o programa Bolsa Família.
Outros municípios da região, como São José do Bonfim, também foram beneficiados com o programa.