Repentistas, declamadores e cancioneiros fizeram a festa na Concha Acústica da Praça João Pessoa. (*)

By | 30/05/2015 8:09 pm

 

Aconteceu nas quinta e sexta, 28 e 29 de maio, na Concha Acústica Nilson Batista, na Praça João Pessoa, o XXXIII Festival de Cantadores Repentistas em Patos/Pb :

A abertura foi feita, na quinta-feira, pela prefeita Francisca Motta, através da qual, a Prefeitura Municipal de Patos se constituiu na principal financiadora do evento, juntamente com a Câmara de Vereadores, dez outras prefeituras da região e o empresário João Claudino Fernandes, patrono dos cantadores nordestinos.

Após a abertura oficial, apresentou-se, sob intensos aplausos do público, a jovem poetisa Thielle Dias declamando vários poemas e sonetos seus.

Depois da apresentação da poetisa, iniciou-se a apresentação das quatro duplas programadas para aquela noite: Raimundo Borges e Raimundo Caetano, Ivanildo Vila Nova e Raulino Silva, Antônio Lisboa e Edmilson Ferreira, Moacir Laurentino e Zé Viola, todos intensamente aplaudidos pelo] público.

Na sexta-feira a abertura do evento aconteceu com a apresentação do poeta Adelmo Moura que cantou várias canções de sua autoria e de outros poetas.

Depois da apresentação de Adelmo, foram anunciados os repentistas. A primeira dupla que arrancou muitos aplausos do público era composta de dois irmãos piauienses, radicados no Ceará, Jairo Silva e Jefferson Silva, e que apesar de muito jovens, deram verdadeiro show de apresentação. Foram seguidos de Zé Carlos do Pajeú e João Lídio também muito aplaudidos.  Depois da segunda dupla anunciamos a poetisa Mariana Teles, filha do grande repentista Valdir Teles, cantador muito querido na cidade de Patos, onde pertenceu aos elencos de Espinharas e Panaty. Mariana emocionou o público com poemas seus e de outros poetas, levando o público ao delírio quando homenageou a cidade de Patos que ela considera sua terra natal.  A seguir se apresentaram as duas duplas restantes, Oliveira de Panelas e Jomaci Dantas, Severino Feitosa e Hipólito Moura, que mantiveram o clima da festa, sendo muito festejados pelo público.

Para encerrar o evento o poeta Zé Viola cantou várias canções próprias e de outros poetas atendendo aos pedidos do público que se manteve em massa até a canção final.

A concha acústica se mostrou um local excelente para eventos dessa natureza, comportando não só o público sentado no recinto interno como nas partes laterais da praça. A lamentar apenas a falta de banheiros, mas a secretaria de Cultura pôs a disposição do público os banheiros do Centro Cultural Amaury de Carvalho, ali próximo.

Em nome do coordenador do Festival, o poeta Jomaci Dantas, agradecemos às prefeituras que patrocinaram o evento, juntamente com o empresário João Claudino, assim como a todas as empresas e pessoas que colaboram com a divulgação do festival. Atendendo mais uma vez ao convite de Jomaci estivemos participando da apresentação do festival. Parabenizamos a Jomaci pela seleção de jovens valores que deram um show de apresentação e demonstraram que a poesia nordestina continua se renovando. (LGLM)

Comentário

Category: Locais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *