O representante da SUDEMA – Superintendência de Administração do Meio Ambiente, em Patos, Edson Oliveira, manteve um contato com a reportagem do Patosonline.com nesta quinta-feira (18/06), onde externou sua preocupação com as fogueiras desordenadas, associadas a venda irregular de lenha (madeira usada na fogueira) nesse período.
Edson chegou até fazer um apelo, afirmando que as pessoas que desejarem manter a tradição, ou seja, acender a fogueira de São João pode fazer, mas se junte três ou quatro famílias em torno de uma única fogueira, pois dessa forma, haverá menor queima de lenha, além de diminuir a emissão de fumaça.
O representante da SUDEMA em Patos está preocupado também com as fogueiras acessas próximas a hospitais, abrigos de idosos, residências de pessoas com problemas respiratórios; o que poderia ocasionar transtorno para o referido público.
Com relação a madeira usada no perímetro urbano de Patos, Edson Oliveira declarou que os vendedores precisam de autorização da Sudema, bem como da Secretaria do Meio Ambiente do município, para comercializar tal produto. Além disso, um local específico foi preparado para a realização desse comércio. As pessoas que não obedecerem tais regras poderão receber multa de R$ 1.000,00 (um mil reais) por metro de lenha cortado e comercializado.
Outro ponto alertado pelo representante da Sudema foi com relação a poluição sonora nesse período junino. Edson afirmou que nesse caso, a multa pode chegar a R$ 5.000,00 (cinco mil reais).