O Hospital Regional de Patos Dep. Janduhy Carneiro atendeu durante os cinco dias (19 a 24) dos festejos juninos de Patos, finalizados na madrugada de ontem, 84 pessoas vítimas de acidentes envolvendo motocicletas, aproximadamente 17 por dia. Desses, 45 foram da cidade de Patos. Outras duas deram entrada por atropelamento no trânsito.
Foram 1.174 atendimentos gerais, sendo 504 de urgência; 345 consultas; 7 ferimentos à bala; 3 por arma branca (faca); 8 por agressão física; queda de mesmo nível (geralmente em casa) 52. Pacientes de 71 cidades usaram os serviços do HRP. Dos 1.174 atendimentos, 708 foram de Patos. De João Pessoa foram 22, isso devido ao grande fluxo de turistas que se deslocaram da Capital para festejar o São João de Patos.
Foram feitas 122 internações, 10 de vítimas de acidentes com moto. Todas as 5 vítimas de tiros foram hospitalizadas. Já o centro cirúrgico realizou 45 cirurgias, das quais 23 ortopédicas, ou seja, grande maioria decorrente dos acidentes envolvendo motociclistas. Segundo a coordenadora de enfermagem do Centro Cirúrgico, Jaqueline Fernandes, também houve cirurgias vasculares (09), bucomaxilo (02) geral (11).
Comentário do programa – Sou motoqueiro há mais de trinta anos (comprei a primeira moto em 1982) e, graças a Deus, nunca sofri acidente que me obrigasse a procurar tratamento médico. E é porque dirigi durante seis anos em Recife. Hoje dirijo menos, mas nunca deixei de usar moto, apesar de estar às vésperas dos setenta anos. Mas nunca dirijo depois de beber e sempre dirijo com todo o cuidado. O uso de moto se torna perigoso quando o motoqueiro abusa do álcool ou não toma os cuidados devidos. (LGLM)