Não fale mal de pessoas ausentes.

By | 04/07/2015 3:47 pm

 

Boca fechada não expressa a fala e segreda e protege o pensamento. Tenha o controle da chave. Não abra para deixar sair o que poderá voltar contra você. Seja sábio, discreto, perspicaz.

Falar mal das pessoas na ausência é o mesmo que apunhalar pelas costas. Resguarde-se. Depois que é proferida a voz ela não volta mais para dentro da garganta.

Contenha o ímpeto de opinar. Pense, mas retenha para si mesmo a sua opinião. Deixe surgir o momento adequado para expressá-la. Palavras maldosas são como lavas arremessadas pela boca, onde atingem, destroem.

Fale bem. O que existe dentro de uma pessoa pode ser “visto” pelas obras que ela diz.

Faça da língua a sua mensageira!

Aqueles que o ouvem saberão do seu íntegro caráter, e que você jamais falará deles quando estiverem ausentes.

(Do livro “Pequenas Lições de Sabedoria”, de Inácio Dantas, publicado pela Editora Vozes)

Comentário

Category: Mensagem

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *