(Jozivan Antero – Patosonline.com)
O início das obras do Canal do Novo Horizonte, localizado no bairro de mesmo nome, que tem a responsabilidade da Prefeitura Municipal de Patos, já começou a movimentação de máquinas e trabalhadores em meio a discussões diversas sobre a construção. O Canal do Novo Horizonte e do Noé Trajano, quando concluídos, desembocarão suas águas pluviais para dentro do Canal do Frango.
As duas obras custarão aos cofres públicos à quantia de 17 Milhões de Reais. A empresa responsável pela execução dos serviços do Canal do Novo Horizonte não consta na placa afixada nas proximidades da obra, no entanto, consta nas camisas dos trabalhadores o nome da Viga LTDA. A empresa foi contratada pela Prefeitura Municipal de Patos que tem a responsabilidade de fiscalização e autorização dos trâmites burocráticos para execução.
A jovem Hetma Carvalho, proprietária de 3 quadras com 34 terrenos no Bairro Novo Horizonte, está denunciando a Prefeitura Municipal de Patos por invasão dos terrenos privados, além de relatar o sumiço do material de construção que estava posto ao lado do depósito que já está murado. O caso vem à tona através do representante da família, o senhor Nivaldo Júnior, relatando que a justiça será acionada diante do fato considerado atentado ao estado democrático de direito.
Hetma Carvalho, que é filha do médico oftalmologista Dr. Valcelon, tem toda a documentação necessária para provar a legalidade dos terrenos e dos lotes ao lado onde está sendo construído o Canal do Novo Horizonte. Os terrenos estão com máquinas retirando barro e deslocando para terrenos privados em vários pontos da cidade de Patos. Máquinas já foram flagradas deixando solo retirado dos terrenos no Bairro Novo Horizonte em locais privados no Bairro Mutirão e também vizinho ao Conjunto Bivar Olinto.
Nivaldo Júnior relatou que em nenhum momento a família que ele representa foi notificada ou mesmo tenha havido publicação nos meios oficiais que comprovem a desapropriação ou acordo para que os terrenos sejam usados para a construção do Canal do Novo Horizonte. “Simplesmente chegaram lá e invadiram os terrenos que estavam prontos para serem construídos. Já tentaram contato com a prefeita que marca e depois desmarca ficando aquela palhaçada, aquela brincadeira com os bens materiais das pessoas. Vamos entrar na justiça, pois se tentou falar com representantes da prefeitura e simplesmente não teve resposta alguma”, relata Nivaldo.
A reportagem fez contato com a secretaria de Infraestrutura da Prefeitura Municipal de Patos, Assunção Trindade que relatou que essa questão deve ser tratada com o Procurador do Município, Dr. Walber Motta. A secretária repassou para a reportagem o telefone pessoal do Procurador, no entanto, as ligações da reportagem não foram atendidas.