(Patos Metrópole com G1)
Carlos Antônio dos Santos Freitas, de 28 anos, o jovem paraibano que pesa 420kg, precisa perder pelo menos 100kg para passar por uma cirurgia bariátrica. Segundo a equipe médica do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), que recebeu o paciente na manhã desta quinta-feira (9), ele não tem condições clínicas para suportar o pós-operatório com este peso. Por isso, um tratamento multidisciplinar de perda de peso será realizado a partir de agora. A previsão é de que o processo dure pelo menos seis meses.
“É um caminho longo, menor que seis meses com certeza não é. Ele não pode ser operado com este peso, porque não tem condições clínicas para suportar o pós-operatório de uma cirurgia bariátrica. Então, precisa passar por um emagrecimento. Precisa perder de 100 a 150kg para fazer a cirurgia, precisa ficar perto dos 300kg”, revelou Ana Caetano, diretora técnica do Hospital das Clínicas.
Ana Caetano ainda lembrou que o procedimento cirúrgico também vai precisar de muito planejamento, desde a anestesia até o acompanhamento do pós-operatório. “Ele pode sair da cirurgia, mas ter uma infecção. É um paciente de grande risco”, explica a diretora.
Para viabilizar o processo de emagrecimento, uma equipe multidisciplinar vai acompanhar Carlinhos. Entre os especialistas que contribuirão com o tratamento estão nutricionistas, fisioterapeutas, cirurgiões e educadores físicos. Psicólogos e psiquiatras também já estão prontos para atender o paciente, que tem problemas psicológicos, sofre de compulsão alimentar e, segundo a família, costuma ficar agressivo com dietas. “Ele tem um déficit cognitivo. Isso dificulta profundamente o manuseio e o tratamento. E é por isso que precisamos do apoio da psicologia e da psiquiatria”, esclarece Ana Caetano.