Uma reunião entre representantes da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Agricultura, Associação Patoense de Proteção aos Animais (APPA), Ministério Público Federal (MPF) e Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) discutiu na tarde da última segunda-feira, 6 de julho, o fortalecimento do trabalho sobre cuidados com os animais em situação de abandono nas ruas.
O objetivo da reunião foi encaminhar soluções diante da problemática de animais abandonados na cidade e no campus da UFCG em Patos, que atualmente já registra mais 100 animais em situação de abandono, segundo informou a diretora do campus, Ana Célia. Também participaram das discussões, representantes da Vigilância Sanitária do Município.
Dentre os pontos assumidos pelas instituições no encontro ficou o funcionamento do veículo de castração animal, APPA Móvel, direcionado para cães e gatos em situação de abandono, assinatura de termo de cooperação entre UFCG, Prefeitura e APPA para auxilio técnico no tratamento de animais, ampliação do abrigo para cães e gatos, além da realização de campanhas educativas relacionadas à temática.
Para o Secretário do Meio Ambiente, Pedro Leitão, a discussão foi positiva, uma vez que novas parcerias foram assumidas diante do problema. “A Prefeitura está preocupada com essa questão e partir deste momento o trabalho ganhará mais força. Já estamos buscando recursos para construção do centro de zoonoses, porém, vamos adiantar essas medidas como maneira de minimizar a situação”, disse.
O procurador da República, Felipe Albernaz, pontuou o compromisso assumido pelas instituições e ressaltou a importância da população também colaborar com o trabalho. “Inicialmente foi discutida a amplitude deste problema em Patos, a partir da soltura de diversos animais na cidade e no campus da universidade e, colocamos em pauta, vários encaminhamentos que devem ser cumpridos pelas instituições. Neste aspecto, a população também precisa colaborar, no sentido de não soltar os animais”, ressaltou.
Patrian Júnior, representante da APPA, comentou o apoio do Município a associação e pediu o empenho da sociedade no trabalho de cuidados com os animais. “Os frutos deste trabalho já estão sendo colhidos com o apoio de todos, da Prefeitura que vem nos ajudando, mas, precisamos também da colaboração da sociedade. A reunião foi muito boa, principalmente, pela participação do MPF e da UFCG e esperamos agora melhorar cada vez mais o serviço”, disse.