Diretor responde as críticas e fala sobre novos equipamentos no Matadouro Municipal de Patos

By | 18/07/2015 8:23 pm

(Jozivan Antero, no Patos Online)

Aquisição de duas câmaras frigoríficas para melhor condicionamento das carnes, onde uma está em pleno funcionamento, chegada de pistola profissional para abater o gado de forma adequada e segura, caminhão de transporte de carnes maior, melhoria nas instalações dos currais, colocação de porta de isolamento no local do abatedouro, fardamento para trabalhadores e constante limpeza das instalações é a realidade atual no Matadouro Municipal de Patos. Mesmo diante dos avanços, diretor diz que busca melhorar ainda mais o órgão.

Para Flaviano Resende, diretor do Matadouro, a aquisição da nova pistola a ar vem suprir a demanda de um equipamento imprescindível no momento do abate, pois dá segurança para os trabalhadores e evita o sofrimento do animal no momento do disparo que segue as normas estabelecidas. O abate do gado estava sendo feito com uma pistola inadequada trazendo risco de acidente. “A gente tinha uma pistola, mas ela estava velha e com funcionamento lento. Essa nova é ligada na pressão e totalmente dentro dos padrões. Também adquirimos uma câmara fria que é um avanço enorme na questão higiênica do Matadouro”, relata Flaviano.

Uma reclamação que ainda persiste diz respeito à caixa de gordura, conhecida por piscinão. O policial reformado Tenente Bezerra, residente nas imediações do Matadouro, tem reclamado do mau cheiro e da forma que é tratado o esgoto. De acordo com Flaviano, em breve a solução será dada ao local que para ele é um desafio. “Vou começar uma limpeza já a semana que vem. Vamos secar o local e revigorar. Através da Secretaria do Meio Ambiente me assessorando vamos acabar com esse odor. Acho que nos dois ou três meses encontraremos uma solução definitiva”, comentou Flaviano.

Com relação aos cuidados na saúde do animal abatido no Matadouro Municipal de Patos, o diretor disse que a equipe de Médicos Veterinários está sempre atenta. “Pra sociedade eu digo o seguinte: carnes bovinas, suínas e caprinas que são abatidas no Matadouro Público de Patos, não se preocupe que aqui é tudo bem feito! Inclusive eu convido a sociedade para vir visitar que nós temos todos os laudos técnicos”.

Há quase um ano a frente da direção do Matadouro Municipal de Patos, Flaviano Resende tem feito um trabalho de melhoria gradativa no órgão que já foi palco de muitas críticas por parte da sociedade, inclusive com fechamento do órgão por parte do Ministério Público Estadual (MPE) devido a problemas de higiene, acomodação dos animais, além de condições de trabalho precário dos funcionários do local.

Comentário

Category: Locais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *