Dilma Rousseff sanciona lei que dá competência ao DETRAN para emplacar as “Cinquentinhas” (*)

By | 01/08/2015 7:36 pm

(Jozivan Antero, no Patos Online)

A presidente Dilma Rousseff (PT) sancionou a Lei 13.154, de 2015, que retirou a competência dos municípios de registrar e licenciar os ciclomotores (cinquentinhas). O registro e licenciamento das cinquentinhas não dependem mais de legislação municipal, passando a ser tratado como os demais veículos automotores que devem registrar, licenciar e fazer o emplacamento pelo órgão executivo estadual de trânsito (DETRAN). Já o tipo de habilitação exigido pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) para os usuários das cinquentinhas continua sendo a Autorização para Conduzir Ciclomotor (ACC).

A mudança se deu por uma Medida Provisória emitida no mês de abril pela presidente Dilma que alterava apenas o artigo 115 do CTB que tratava apenas da dispensa do emplacamento de maquinas agrícolas. No trâmite na Câmara dos Deputados recebeu várias emendas e uma delas apresentada pelo deputado Hugo Leal (PROS/RJ) foi justamente para retirar essa competência que era privativa dos municípios e que estava sendo ignorada há quase 18 anos pelos gestores municipais.  A medida provisória foi convertida em projeto de lei de conversão e aprovada.

Para o sindicalista Antônio Coelho, que encabeçou um movimento em prol do registro municipal dos ciclomotores, “os deputados Nabor Wanderley e Estela Bezerra disseram que o melhor para os usuários das cinquentinhas era o emplacamento pelo Estado, então aí está. A deputada Estela Bezerra da base do governador prometeu um emplacamento que não excedesse o valor de R$ 250. Vamos ver como será agora, pois foi feita a vontade dos dois deputados”.

Comentário do programaO que os prefeitos mais temiam era o desgaste que teriam caso o emplacamento das “cinquentinhas” ficasse sob a sua responsabilidade, já que este tipo de transporte se torna cada vez mais comum e é utilizado justamente por pessoas de menor poder aquisitivo. Nos municípios maiores, as taxas do emplacamento seriam bem substanciais, mas o desgaste podia custar caro aos prefeitos. (LGLM)

Comentário

Category: Locais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *