FHC exime Dilma e culpa Lula por crise na Petrobras

By | 01/08/2015 6:36 pm

(Folha neste sábado)

Em entrevista a uma publicação alemã sobre a crise no Brasil, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) eximiu a presidente Dilma Rousseff de responsabilidade direta nos escândalos de corrupção e definiu a petista como “honrada”. Instado a citar exemplos de bons políticos no país, elogiou o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, e a ex-senadora Marina Silva.

Na reportagem, publicada pela revista “Capital”, não há qualquer menção do ex-presidente ao principal rival de Alckmin na disputa pelo posto de presidenciável no PSDB, o senador Aécio Neves (MG).

FHC disse não ver Dilma diretamente envolvida no escândalo da Petrobras, “mas seu partido sim, claro”. O tucano direcionou as críticas mais pesadas ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que vê como o “responsável político” pelo cenário atual.

“Os escândalos começaram no governo dele”, ressaltou FHC. “Era impossível que ele não soubesse [de desvios na Petrobras]. Todos sabiam que havia algo errado. Provar isso é outra coisa.”

Para FHC, no entanto, é preciso ter algo “concreto” para condenar o petista. Ele diz ainda que, embora a destruição de Lula favoreça eleitoralmente o PSDB, ela seria maléfica para o país. “Lula é um líder popular, um símbolo que não deve ser destruído. (…) É preciso ter o futuro do país em mente”, concluiu.

A revista diz ver o país descrente no sistema atual e pede que FHC mencione bons exemplos na cúpula da política. “O governador de São Paulo [Alckmin] é bom”, inicia o tucano. “E eu gosto da Marina Silva”, emenda. Para ele, a ex-senadora inspira o que poderia ser traduzido como “confiança” nas pessoas.

Category: Destaques

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde 09 de março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *