(Jozivan Antero, no Patos Online)
Quase 100 mil eleitores são aguardados para o recadastramento eleitoral biométrico na cidade de Patos e região. O cadastramento é obrigatório e teve início de forma experimental na sede do Cartório da 28ª e 65ª Zona Eleitoral, localizado na Rua Vidal de Negreiros, Centro de Patos.
Alguns eleitores estão reclamando da demora no atendimento e alegam que estão chegando às 05h00 para serem atendidos por volta das 11h00. Por enquanto, são quatro guichês para atender 40 eleitores comuns e 20 preferenciais. A média de atendimento para cada eleitor é de até 10 minutos, pois o cadastro é minucioso e está sendo efetuados por trabalhadores públicos municipais através de convênio com a Justiça Eleitoral.
Rogério Dantas, chefe do Cartório da 28ª Zona Eleitoral, esclareceu que o cadastramento é da 65ª Zona Eleitoral, mas se faz necessário comunicar que o cadastramento não começou de forma oficial com toda a estrutura necessária, no entanto, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) liberou para ter início como forma de ajudar no processo. “O que nós estamos fazendo aqui, através da 65ª Zona, que é a zona coirmã, na Central de Atendimento ao Eleitor, é fazer um adiantamento do atendimento que será realizado durante o processo de revisão que tem dia para começar e tem dia para terminar. Esse dia o TRE ainda não informou”, relata Rogério Dantas.
O processo de revisão em maior escala será feito no Guedes Shopping com 20 máquinas que darão mais agilidade ao eleitor. A diretora do Guedes Shopping, Leila Guedes, disse que o local está sendo preparado para receber os milhares de eleitores de forma mais segura e cômoda dando apoio na ação de cidadania.
O processo de cadastramento biométrico terá início neste mês de agosto de 2014 e se estenderá até março de 2016 de forma obrigatória. Os eleitores que não realizarem o processo podem ter problemas com a justiça como, por exemplo, cancelamento do CPF, corte em benefícios governamentais, dentre outras sanções previstas em lei.