13º aniversario: Breve histórico do Terço dos Homens Mãe Rainha

By | 15/08/2015 8:40 pm

(Diácono Gildenor da Silva Oliveira, Assessor Eclesiástico do Terço dos Homens na

Diocese de Patos)

O movimento Terço dos Homens Mãe Rainha surgiu por iniciativa divina e não por ato humano. O humano foi usado como instrumento precioso de Deus. O homem sempre rezou o terço. Lembramos São Domingos (1170-121), que foi o 1º a promover a reza popular do rosário. No Brasil, na era colonial, os negros africanos rezavam o terço, orientado pelos padres jesuítas.

Em 1942, em Lion, na França, o Pe.José Kentenich, fundador da Mãe Rainha, reuniu 50 mil homens na reza do rosário. Em 10 de Setembro de 1950, o diácono permanente, João Luiz Pozzobon, hoje em processo de canonização, reuniu em Santa Maria-RS, 100 mil homens nesta reza, e dali saiu em peregrinação pelas famílias daquela Paróquia.

Em Maceió (AL), em 1996, um grupo de homens se reunia para rezar o terço, enquanto as esposas participavam do grupo Mãe Rainha, e no ano seguinte foi implantado o 1º terço dos homens, em Jaboatão dos Guararapes (PE).  Em 1998, por iniciativa do Pe. José Pontes, foi fundado em Olinda, onde fica a secretaria nacional deste movimento, e o santuário da Mãe Rainha.

Em nossa Diocese teve início no mês de agosto de 2002, na igreja de Nossa Senhora da Conceição, em Patos, com 15 homens, dentre estes o diácono permanente João Batista(“in memoriam”), Marcelo Negreiros, Vantuir e seu Paulo, tendo sido o primeiro terço masculino a ser implantado na Paraíba.

O movimento existe atualmente em 34 Paróquias de nossa Diocese, e em inúmeras comunidades. Como fruto desta oração preciosa, surgiu também o “terço das mulheres”, que existe em várias comunidades, entre estas: São Judas Tadeu, São Sebastião e Santa Gertrudes.

Além da reza do terço na igreja, cada grupo faz “missão nas famílias”, fundam novos grupos e seus membros participam ativamente da caminhada litúrgica e pastoral em sua paróquia, envolvidos nos diversos ministérios, sendo muitos inclusive ministros extraordinários da Eucaristia. Mais de 5 mil homens fazem parte deste movimento que tem atraído milhares de homens de volta à Igreja.

Atualmente o movimento leva ao ar aos sábados (18h) um programa nas rádios Espinharas am e fm onde se reza o terço com a participação dos seus membros.

Rendamos Graças a Deus por intermédio da Mãe Rainha pela existência deste valioso instrumento de evangelização em nossa Diocese, por estes valorosos homens que rezam semanalmente o terço e são missionários, contemplando a vida de Cristo através dos sagrados mistérios desta poderosa oração!!

Comentário

Category: Locais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *