(Diácono Gildenor da Silva Oliveira, Assessor Eclesiástico do Terço dos Homens na
Diocese de Patos)
O movimento Terço dos Homens Mãe Rainha surgiu por iniciativa divina e não por ato humano. O humano foi usado como instrumento precioso de Deus. O homem sempre rezou o terço. Lembramos São Domingos (1170-121), que foi o 1º a promover a reza popular do rosário. No Brasil, na era colonial, os negros africanos rezavam o terço, orientado pelos padres jesuítas.
Em 1942, em Lion, na França, o Pe.José Kentenich, fundador da Mãe Rainha, reuniu 50 mil homens na reza do rosário. Em 10 de Setembro de 1950, o diácono permanente, João Luiz Pozzobon, hoje em processo de canonização, reuniu em Santa Maria-RS, 100 mil homens nesta reza, e dali saiu em peregrinação pelas famílias daquela Paróquia.
Em Maceió (AL), em 1996, um grupo de homens se reunia para rezar o terço, enquanto as esposas participavam do grupo Mãe Rainha, e no ano seguinte foi implantado o 1º terço dos homens, em Jaboatão dos Guararapes (PE). Em 1998, por iniciativa do Pe. José Pontes, foi fundado em Olinda, onde fica a secretaria nacional deste movimento, e o santuário da Mãe Rainha.
Em nossa Diocese teve início no mês de agosto de 2002, na igreja de Nossa Senhora da Conceição, em Patos, com 15 homens, dentre estes o diácono permanente João Batista(“in memoriam”), Marcelo Negreiros, Vantuir e seu Paulo, tendo sido o primeiro terço masculino a ser implantado na Paraíba.
O movimento existe atualmente em 34 Paróquias de nossa Diocese, e em inúmeras comunidades. Como fruto desta oração preciosa, surgiu também o “terço das mulheres”, que existe em várias comunidades, entre estas: São Judas Tadeu, São Sebastião e Santa Gertrudes.
Além da reza do terço na igreja, cada grupo faz “missão nas famílias”, fundam novos grupos e seus membros participam ativamente da caminhada litúrgica e pastoral em sua paróquia, envolvidos nos diversos ministérios, sendo muitos inclusive ministros extraordinários da Eucaristia. Mais de 5 mil homens fazem parte deste movimento que tem atraído milhares de homens de volta à Igreja.
Atualmente o movimento leva ao ar aos sábados (18h) um programa nas rádios Espinharas am e fm onde se reza o terço com a participação dos seus membros.
Rendamos Graças a Deus por intermédio da Mãe Rainha pela existência deste valioso instrumento de evangelização em nossa Diocese, por estes valorosos homens que rezam semanalmente o terço e são missionários, contemplando a vida de Cristo através dos sagrados mistérios desta poderosa oração!!