Olho d’Água e Piancó ‘guerreiam’ por água; protesto interdita BR-361 (*)

By | 15/08/2015 9:02 pm

MaisPB

As cidades de Olho D’água e Piancó estão travando uma verdadeira batalha por água nos últimos dias. Neste momento, a população de Olho d’Água interdita a BR-361, que liga o município a Patos, em protesto contra a ação da Aesa (Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba), que, cumprindo decisão da  Justiça, abriu as comportas do açude do Buiú para levar água para Piancó.

Segundo o jornalista Joaquim Franklin, o clima é tenso neste momento na entrada da cidade.

Na última terça-feira, durante reunião na Câmara de Vereadores de Olho D’Água, para discutir a abertura de uma comporta do açude do Buiú, localizado na zona rural do município, para a cidade de Piancó, que está sem água há alguns dias, terminou em confusão, quando o representante da AESA informou que estava tentando dialogar a situação da falta de água em Piancó, mas, se quisesse abriria a comporta a qualquer custo. Após a declaração, a população interrompeu a reunião aos gritos. Em seguida, os populares interditaram a via de acesso à cidade, com pneus queimados, o que está acontecendo novamente hoje.

O senhor Geovanildo Clementino, um dos líderes do protesto, explicou que a população não é contra o envio da água do açude do Buiú para Piancó, mas sim com a forma como a Aesa deseja solucionar o problema, apenas abrindo as comportas do açude Buiú para que a água chega a Piancó pelo leito do Rio Genipapo.

Os moradores de Olho d’Água entendem que a melhor opção seria fazer um sistema de engate e a água descer através de uma tubulação evitando a evaporação e a perda pela areia seca do Rio Genipapo.

“Não vamos permitir que solte nossa água desta forma. O povo de Olho d’Água não é contra nossos irmãos de Piancó. Mas, não vamos aceitar sermos cobaias, que façam teste com a nossa água, pois teremos um grande prejuízo e desperdício. Os próprios técnicos da Aesa dizem que se a distribuição for feita desta forma saíra das comportas do açude do Buiú cerca de 2 milhões de metros cúbicos e chegará em Piancó pouco mais de 500 mil litros. Isso é absurdo, não podemos aceitar”, sustentou.

Geovanildo disse que se for preciso os moradores de Olho d’Água passarão dias com a BR-361 interditada. Neste momento as duas faixas da rodovia estão fechadas e o trânsito parado, com congestionamentos de mais de três quilômetros. Segundo Geovanildo, até a população de Piancó é contra a forma como a Aesa está querendo distribuir a água.

Comentário do programaOs moradores de Olho Dágua têm razão em contestar a forma como a água será levada para o abastecimento da cidade de Piancó. Através do leito secode um riacho. Qualquer um pode aquilatar a perda que isso provocará, pois o leito do rio absorverá grande parte desta água, além da facilidade que se oferecerá para o desvio da água no meio do caminho. O problema é a urgência que a liberação da água requer. LGLM)

Comentário

Category: Regionais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *