(ASCOM, com edição de Jozivan Antero, no Patosonline.com)
Mais uma vez o município de Mãe D’água (PB) demonstrou força na competição estadual de xadrez dos Jogos Escolares da Paraíba, Categoria A (12 a 14 Anos) e conquistou seu décimo título, com o aluno Gutemberg Júnior do 9º ano da EMEF Manoel Nunes Trindade, assumindo a hegemonia na modalidade, desbancando João Pessoa e constituindo-se na maior referência em competições de Xadrez Escolar da Paraíba desde 2007, quando a competição passou a respeitar os critérios de mérito esportivo e foi democratizada, abrindo-se a disputa para que todas as escolas do Estado pudessem competir (Antes apenas os competidores de João Pessoa eram indicados para a competição nacional sem respeitar as outras instituições de todo o Estado).
Os triunfos no xadrez nas disputas estaduais escolares da cidade da Região Metropolitana de Patos começaram com Rebeca Barros, bicampeã 2007-2008. Rebeca representou o Estado nas Olimpíadas Escolares Brasileiras nas edições dos respectivos anos realizadas em João Pessoa-PB. No ano seguinte, a terra do poeta Romano de Mãe D’água, conquistou o tricampeonato com Fabiana Mendes que representou o Estado na cidade de Maringá-PR. O pentacampeonato veio em 2010 com os irmãos Mateus Mota e Aline Mota. Ele, campeão na categoria A(12 a 14 anos), enquanto ela, sagrou-se campeã na categoria B(15 a 17 anos). Ambos representaram a Paraíba nas Olimpíadas Escolares Brasileiras realizadas em Fortaleza (CE) e Goiânia (GO), respectivamente.
Após não terem recebido comunicação alusiva à Etapa Estadual em 2011, fato que interrompeu as conquistas sucessivas da capital paraibana do Xadrez Escolar, o Município voltou com força redobrada em 2012 e conquistou o heptacampeonato estadual com Myllena Cabral e Heitor Ribeiro, que representaram nosso Estado na competição nacional em Poços de Caldas-MG. O oitavo título veio em 2013 com Myllena Cabral que chegou ao bicampeonato, igualando-se a Rebeca Barros em número de conquistas. Myllena representou mais uma vez o nosso Estado e levou o nome da pequena cidade do interior da Paraíba ao cenário nacional, desta feita em Belém (PA), sede dos Jogos Escolares da Juventude daquele ano. No ano passado, repetiu a dose, e conquistou o tricampeonato, alcançando os feitos de Ana Paula, de Campina Grande e Arthur Olinto de João Pessoa. Com isso representou pelo terceiro ano consecutivo a nossa Paraíba no espectro enxadrístico nacional, nessa ocasião em João Pessoa (PB).
Na primeira etapa estadual disputada este ano, no último sábado dia 08, na Vila Olímpica Parahyba, o promissor Gutemberg Júnior empunhando a bandeira de Mãe D’água e mantendo a tradição enxadrística da minúscula cidade de 4.000 habitantes, mas gigante no esporte caissiano, conquistou o Decacampeonato estadual, conquistando meritoriamente a vaga na Etapa Nacional dos Jogos Escolares da Juventude, como legítimo campeão paraibano. O evento nacional realizar-se-á na cidade de Fortaleza (CE), no período de 03 a 12 de setembro.
Em todas as vitórias o técnico responsável pela equipe foi o Patoense Severino Amancio de Morais Neto, mais conhecido como Biu do Xadrez, maior vencedor do xadrez escolar paraibano. Além dos 10 triunfos com Mãe D’água, conquistou também este ano, o bicampeonato estadual escolar para a cidade de Patos com a aluna Victoria Lígia, do 9º Ano do Colégio Cristo Rei e o bicampeonato Feminino Absoluto da Paraíba com Myllena Cabral em 2014 e Ludmila Ferreira em 2015, respectivamente.
Comentário do programa – Graças à expertise de Biu do Xadrez e o apoio da Prefeitura de Mãe Dágua estes jovens podem demonstrar a sua capacidade intelectual e lúdica para um público que jamais sonharam alcançar. Coisa de primeiro mundo. (LGLM)