Em Audiência Pública Bispo Diocesano chama atenção para problemas sociais em Patos

By | 29/08/2015 8:39 pm

 

(José de Anchieta, da Pascom Diocesana)

Após visitar várias realidades e serviços públicos na cidade de Patos, o Bispo Diocesano Dom Eraldo Bispo da Silva esteve na Câmara Municipal de Vereadores, na noite deste terça-feira 25, onde apresentou à população, autoridades e imprensa o relatório com as principais constatações e sugestões.

Durante a sua visita Pastoral, Dom Eraldo esteve nas principais Casas de Saúde, nos Presídios Masculino e Feminino e o Lixão da cidade de Patos.

Em sua explanação, diante de um plenário lotado, Dom Eraldo agradeceu a grande participação da população e afirmou que a sua presença naquele momento não tinha a intenção de acusar ou julgar mas de dialogar sobre a realidade que pôde observar. Ele destacou avanços e sinais de esperança constatados assim como os diversos desafios e dificuldades que afetam a população, sobretudo as pessoas mais pobres.

Para Dom Eraldo a falta de uma boa gestão dos recursos públicos e sobretudo as crises ou conflitos políticos impedem a prestação de serviços públicos de qualidade para toda a população.

Ele fez um destaque especial à situação desumana vivida no lixão de Patos por dezenas de pessoas que ali trabalham diariamente.

Após o pronunciamento de Dom Eraldo, vários vereadores, secretários municipais e lideranças comunitárias usaram da palavra. Todos foram unânimes em destacar a iniciativa da Igreja e a qualidade do debate.

Dona Maria Nilma, Presidente da Associação dos Catadores de Material Reciclável relatou que um dos grandes sonhos dos catadores e catadoras é ver construído e funcionando o Galpão da Coleta Seletiva. Ela propôs, e foi apoiada por todos os presentes, o lançamento de uma campanha para construir uma murada na área onde deverá ser construído o Galpão da Coleta Seletiva.

Antes do final da audiência, Dom Eraldo apelou para que os resultados do debate sejam considerados e os encaminhamentos implementados. Ele propôs ainda que a Comissão Organizadora da Audiência Pública possa continuar se encontrando e acompanhando a execução das propostas, sobretudo as que se referem à construção da murada e galpão para coleta seletiva, juntamente com o trabalho educativo da população.

Comentário

Category: Locais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *