Enfermeiros tomam posse no SAMU/Patos e prestam homenagem a colega falecido (*)

By | 05/09/2015 5:27 pm

 

(Jozivan Antero, no Patos Online)

Aconteceu na manhã desta terça-feira, dia 01, no auditório da sede do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), localizado na Avenida Lima Campos, em Patos, a posse dos enfermeiros aprovados no concurso de 2014 que aguardavam chamamento após uma longa batalha judicial contra o Município de Patos.

A solenidade contou com a presença da coordenadora do SAMU/Patos, Elba Medeiros, e de Telma Batista, coordenadora de enfermagem. Os profissionais receberam saudações de boas vindas e orientações pertinentes ao serviço. Os enfermeiros já fizeram os primeiros treinamentos e agora terão atividades práticas no dia a dia do SAMU.

Durante a solenidade, a emoção se fez presente, pois os enfermeiros lembraram com pesar a morte por suicídio do colega Reinilson Pereira que cometeu o atentado contra a vida dele no último dia 27 de agosto, em Pombal. Reinilson seria um dos empossados também no SAMU/Patos.

Para Elba Medeiros, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) é imprescindível nos casos de urgência e emergência em todo o país. “Com certeza ganhará a cidade de Patos e a população que necessita do serviço”, relatou Elba.

Comentário do programaO SAMU é importante não só para Patos, como para toda a região. Agora, é importante também a conscientização da população para evitar os trotes e as chamadas para casos que não sejam de urgência e emergência. Não é mais um telefonema que se dá para pedir uma simples ambulância e que poderia muitas vezes ser atendida por um automóvel comum ou um táxi. Uma chamada para o SAMU mobiliza toda uma equipe do telefonista ao médico regulador, dos condutores aos médicos e enfermeiros. O SAMU atende hoje a toda grande Patos e cidades próximas e ambulâncias e equipes são limitadas. A obrigação do serviço é atender aos casos de urgência e emergência, por isso a necessidade de verificar se o caso é realmente de urgência ou emergência, para evitar que enquanto se atende a um caso simples, deixe-se de atender a um caso daqueles e, por causa disso, se demore no atendimento até aconteça que alguém chegue até a óbito, por conta dessa demora, o que infelizmente já aconteceu. A população atendida pelo SAMU Patos tem que ter consciência disso. Por exemplo, em caso de acidentes com vítimas muitas vezes só o SAMU deve transportar as vítimas para evitar que o manuseio do paciente lhe provoque mais danos. Em outros casos, uma simples ambulância, um veículo normal ou um táxi poderia fazer o transporte, mais rápido do que esperar por uma equipe do SAMU. A preferência generalizada pela presença do SAMU talvez se explique pelo atendimento mais rápido de quem chega ao Hospital conduzido pela ambulância do SAMU, cuja equipe já fez uma avaliação prévia do estado do paciente. Para agilizar o atendimento de urgências e emergências conduzidas em ambulâncias comuns ou outros veículos, deve-se ter a postos outras equipes de triagem no próprio Hospital. (LGLM)

Comentário

Category: Locais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *