Levy diz que governo cogita imposto de ‘travessia’ para enfrentar crise

By | 05/09/2015 5:45 pm

 

O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, afirmou neste sábado (5) que o governo poderá propor ao Congresso um imposto de caráter temporário para equilibrar suas contas durante a fase mais aguda da crise que o país enfrenta.

“Pode ser que seja um imposto de travessia”, disse Levy. “Se a gente também, em paralelo, votar as questões estruturais e a economia for mais competitiva, provavelmente a gente, mais para frente, vai poder talvez retirar.”

O ministro disse que a ideia ainda está em debate no governo. “Algumas pessoas têm sugerido isso”, afirmou. “Vamos ver. Estamos no meio de uma discussão, numa hora de ouvir. Depois que a gente completar essa conversa, o Executivo é que vai enviar as propostas.”

Em Ancara, capital da Turquia, onde participou de uma reunião dos ministros das finanças do G20, Levy disse estar preocupado com a possibilidade de o Brasil perder o grau de investimento conferido pelas agências internacionais de classificação de risco, o que poderá aumentar a desconfiança dos investidores e a turbulência na economia.

O ministro reafirmou que o Brasil deve tomar todas as medidas possíveis para evitar o rebaixamento, incluindo cortes de despesas e aumentos de receita.

“A gente tem que chegar [ao equilíbrio nas contas], porque é uma maneira de evitar o downgrade”, disse o ministro. “Se você não tiver isso, aumenta muito o risco do rebaixamento, que vai destruir o emprego. E não vai destruir o emprego agora, vai destruir o emprego por muitos anos. Então, a gente não pode ter downgrade.”

Levy não quis discutir os rumores de que teria pensado em renunciar ao cargo por sentir-se isolado no governo, sem apoio para levar adiante as medidas de austeridade que defende.

“Não vou dizer nada, o importante é a meta, é o que o Brasil vai fazer. Isso é que é relevante. O resto é folhetim. Não vou entrar em folhetins. Estou discutindo políticas.”

Na quinta-feira (3), ele chegou a cancelar sua participação no encontro do G20 em Ancara para comparecer a uma reunião de emergência no Palácio do Planalto com a presidente Dilma Rousseff, o ministro-chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante, e o ministro do Planejamento, Nelson Barbosa.

A decisão provocou nervosismo no mercado, levando a um aumento no ritmo da desvalorização do real em relação ao dólar. Na sexta-feira (4), no entanto, ele voltou atrás da decisão e viajou para a Turquia. Levy não quis discutir o que foi conversado na reunião.

“Se eu conversei com a presidente não tenho que dizer o que eu conversei com a presidente. A temática foi fiscal e econômica. Ponto.”

 

Comentário

Category: Nacionais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *