(Jozivan Antero, no Patos Online)
A Prefeitura Municipal de Patos, através de processo licitatório da Secretaria de Administração, realizou nesta terça-feira, dia 08, o pregão presencial para empresas interessadas em explorar o serviço de transporte coletivo no município, mas nenhuma empresa qualificada compareceu a atividade.
De acordo com o secretário de Administração do Município de Patos, Pedro Leitão, apenas uma pessoa compareceu, no entanto, não apresentou requisitos que atendesse ao edital, pois nem dispunha de experiência e nem de condições de disponibilizar o serviço.
A Prefeitura Municipal de Patos deverá mais uma vez publicar edital para tornar público à abertura de processo licitatório para que empresas interessadas possam via a cidade explorar o serviço.
Desde dezembro de 2014, o senhor Célio Santos Fonseca, proprietário da Empresa de Transportes Nordeste, retirou a empresa que realizava o serviço de transporte coletivo na cidade de Patos. Célio alegou falta de condições para manter a frota.
Célio Santos fez duras críticas pela forma desordenada que vem sendo tratada a autorização para exploração dos serviços de transportes de passageiros na cidade. Ele disse que o grande número de taxistas, mototaxistas, além de falta de fiscalização dos que realizam transporte irregular estava levando a empresa a enfrentar dificuldades.
Comentário do programa – Enquanto a administração municipal não organizar o transporte individual de passageiros, limitando os taxis e moto taxis, impedindo a circulação dos clandestinos, organizando um serviço de vale-transporte, nenhuma empresa vai querer enfrentar a concorrência predatória que acontece no transporte de passageiros em Patos. E quem se arriscar a fazê-lo nunca vai oferecer um serviço decente, por que será economicamente inviável. Foi justamente por isso que as outras desistiram. (LGLM)