NASF de Mãe d’Água promove grupos anti-tabagismo

By | 13/09/2015 6:44 am

 

( Do site da prefeitura | Postado em 11 de Setembro de 2015 as 12:32h |)

         A Secretaria Municipal de Saúde do município de Mãe d’Água, através do NASF – Núcleo de Apoio à Saúde da Família – promoveu na última terça feira, dia 25 de agosto, um dia de palestras e atividades voltadas para os fumantes do município, com o objetivo de conscientizá-los da importância de abandonar esse hábito nocivo, que contribui para uma série de doenças, dentre elas o câncer.

O evento aconteceu no Auditório Municipal Professora Lucinda de Sousa Justo, e marcou a passagem do Dia Nacional de Combate ao Fumo, comemorado no último dia 29 de agosto. Durante as atividades, os agentes de saúde aferiram a pressão arterial dos fumantes e repassaram informações e orientações sobre as doenças que o fumo provoca.

De acordo com a coordenadora do NASF, Michele Maíra, um grupo de auto ajuda foi formado e contará com o apoio da equipe multidisciplinar composta por médico, psicólogo, fisioterapeutas, terapeuta ocupacional e educador físico. “O Nasf oferece respaldo necessário para auxiliar quem deseja se livrar do tabagismo definitivamente”, informou Maíra. “Quando se adquire o hábito de fumar, é difícil parar. Por isso, o apoio é imprescindível quando a decisão é largar o vício. Pensando nisso, a Prefeitura de Mãe d’Água, por meio da Secretaria de Saúde e do Nasf realiza o grupo anti-tabagismo, o qual reúnem pessoas que decidiram parar de fumar”, completou. (Uma espécie de “fumantes anônimos”)

Michele Maíra lembra que as pessoas que tiverem interesse em participar do grupo, devem se dirigir a Unidade Básica de Saúde e deixar o nome com o enfermeiro responsável. Ela informou ainda que durante a semana de combate ao fumo, o nasf aproveitou para divulgar informações, através de carro de som e panfletos, destinada aos fumantes e a sociedade em geral, orientando acerca dos males provocados pelo consumo do cigarro.

As atividades se estenderam até o dia 31 de agosto e contaram com o apoio de profissionais de saúde, técnicos da Vigilância Sanitária e Secretaria de Educação.

Comentário

Category: Regionais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *