Projeto da Maternidade de Patos e Secretaria Municipal de Educação vai alfabetizar funcionários da unidade de saúde

By | 13/09/2015 6:40 am

 

(Airton Alves)

Aconteceu na noite da quinta-feira (01/09) a aula inaugural do Projeto “Alfabetizando com Valor”, da Maternidade Dr. Peregrino Filho, em parceria com a Secretaria Municipal da Educação de Patos. O evento foi realizado no auditório do Banco de Leite Vilani Kehrle, onde as aulas serão ministradas.

O projeto vai possibilitar que funcionários da unidade possam estudar e se alfabetizar no próprio ambiente de trabalho.  A ideia surgiu a partir da identificação de que entre os profissionais que atuam na Maternidade ainda existiam pessoas que não são alfabetizadas ou que tem dificuldade em ler e escrever.

O diretor geral da Maternidade, que integra a rede estadual de saúde, médico Odir Pereira Borges, destacou a importância do projeto para os funcionários. “Os funcionários que são alfabetizados na maternidade terão condições, através desse convênio com a Secretaria Municipal de Educação, de fazer até a quarta série para darmos outras condições a esses funcionários”, disse o médico.

A secretária de educação Adalmira Marques, disse que a avaliação dos 19 funcionários da Maternidade, que vão participar como alunos no Projeto “Alfabetizando com Valor”, será feita no decorrer das atividades. “Começamos agora e como é uma turma pioneira, vamos no decorrer das aulas avaliar o nível de aprendizagem de cada uma deles”, falou a secretária.

A psicopedagoga Jussineide Brito será a professora do projeto. Funcionária efetiva da Secretaria de Educação de Patos ela será cedida para dar as aulas na Maternidade, onde já atua como coordenadora do Núcleo de Estágio e Capacitação de Eventos da unidade. Ela explica como foi preparada a grade curricular. “As aulas, que começam na próxima segunda-feira, dia 14, acontecerão no auditório do Banco de Leite, que funciona num prédio anexo ao da Maternidade, de segunda a sexta-feira, das 19h as 21h30, numa sala multi seriada. A grade curricular será a mesma do programa de Educação de Jovens e Adultos, o EJA”, explicou Jussineide.

A Maternidade Peregrino Filho é administrada pelo Instituto Gestão a Saúde – GERIR, que tem diretor administrativo, Eirio Mathias. Ele falou sobre como o projeto vai mudar a vida dos funcionários. “Na verdade esse projeto vai fazer com que os funcionários e alunos, a partir desse momento, eles se socializem e se incluam dentro de um projeto de uma sociedade que vai ser reconhecida através do desenvolvimento e conhecimento através da leitura e da escrita e próprio reconhecimento da população”, destacou Eirio.

A aula inaugural ainda contou com a presença da secretária adjunta de Educação de Patos, Rita de Cássia Feitosa Alves, do representante da 6ª Regional de Saúde,  Adriano Gerônimo, do diretor do Hospital Infantil e Érico Djan Corte de Alencar.

Comentário do programaA ideia é muito bom e deveria ser copiada por outros órgãos. Mas não basta alfabetizar, tem que preparar para o exercício da cidadania. O Sindicato dos Trabalhadores na Construção Civil de João Pessoa, mantém há mais de vinte anos o Projeto Escola Zé Peão que promove a alfabetização de jovens e adultos. Além de alfabetizar o projeto, desenvolvido dentro das próprias obras, se preocupa em preparar os operários para o exercício pleno da cidadania, orientando-os sobre os seus direitos e modos de fazê-los respeitar. (LGLM)

Comentário

Category: Locais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *