(Airton Alves)
Aconteceu na noite da quinta-feira (01/09) a aula inaugural do Projeto “Alfabetizando com Valor”, da Maternidade Dr. Peregrino Filho, em parceria com a Secretaria Municipal da Educação de Patos. O evento foi realizado no auditório do Banco de Leite Vilani Kehrle, onde as aulas serão ministradas.
O projeto vai possibilitar que funcionários da unidade possam estudar e se alfabetizar no próprio ambiente de trabalho. A ideia surgiu a partir da identificação de que entre os profissionais que atuam na Maternidade ainda existiam pessoas que não são alfabetizadas ou que tem dificuldade em ler e escrever.
O diretor geral da Maternidade, que integra a rede estadual de saúde, médico Odir Pereira Borges, destacou a importância do projeto para os funcionários. “Os funcionários que são alfabetizados na maternidade terão condições, através desse convênio com a Secretaria Municipal de Educação, de fazer até a quarta série para darmos outras condições a esses funcionários”, disse o médico.
A secretária de educação Adalmira Marques, disse que a avaliação dos 19 funcionários da Maternidade, que vão participar como alunos no Projeto “Alfabetizando com Valor”, será feita no decorrer das atividades. “Começamos agora e como é uma turma pioneira, vamos no decorrer das aulas avaliar o nível de aprendizagem de cada uma deles”, falou a secretária.
A psicopedagoga Jussineide Brito será a professora do projeto. Funcionária efetiva da Secretaria de Educação de Patos ela será cedida para dar as aulas na Maternidade, onde já atua como coordenadora do Núcleo de Estágio e Capacitação de Eventos da unidade. Ela explica como foi preparada a grade curricular. “As aulas, que começam na próxima segunda-feira, dia 14, acontecerão no auditório do Banco de Leite, que funciona num prédio anexo ao da Maternidade, de segunda a sexta-feira, das 19h as 21h30, numa sala multi seriada. A grade curricular será a mesma do programa de Educação de Jovens e Adultos, o EJA”, explicou Jussineide.
A Maternidade Peregrino Filho é administrada pelo Instituto Gestão a Saúde – GERIR, que tem diretor administrativo, Eirio Mathias. Ele falou sobre como o projeto vai mudar a vida dos funcionários. “Na verdade esse projeto vai fazer com que os funcionários e alunos, a partir desse momento, eles se socializem e se incluam dentro de um projeto de uma sociedade que vai ser reconhecida através do desenvolvimento e conhecimento através da leitura e da escrita e próprio reconhecimento da população”, destacou Eirio.
A aula inaugural ainda contou com a presença da secretária adjunta de Educação de Patos, Rita de Cássia Feitosa Alves, do representante da 6ª Regional de Saúde, Adriano Gerônimo, do diretor do Hospital Infantil e Érico Djan Corte de Alencar.
Comentário do programa – A ideia é muito bom e deveria ser copiada por outros órgãos. Mas não basta alfabetizar, tem que preparar para o exercício da cidadania. O Sindicato dos Trabalhadores na Construção Civil de João Pessoa, mantém há mais de vinte anos o Projeto Escola Zé Peão que promove a alfabetização de jovens e adultos. Além de alfabetizar o projeto, desenvolvido dentro das próprias obras, se preocupa em preparar os operários para o exercício pleno da cidadania, orientando-os sobre os seus direitos e modos de fazê-los respeitar. (LGLM)