Faleceu no último dia 6 de setembro, em Campina Grande, onde estava internada, a senhora Maria Ester de Lucena, viúva do saudoso comerciante Juvino Lilioso, deixando seus três filhos: Jacinto, Lúcia e Isabel (esta atualmente médica no Rio de Janeiro). Nossas condolências a todos os familiares.
Faleceu no último domingo, dona Inácia Bezerra que por muitos anos manteve uma venda na rua Augusto dos Anjos. Era velha conhecida nossa desde os tempos de menino quando trabalhamos no Armazém do Leão e muitas vezes viemos fazer entregas na sua venda. Na época era também vendia banhos. Natural do Rio Grande do Norte, tendo chegado a Patos em 1947, Inácia tinha setenta e nove anos de idade. Seu sepultamento aconteceu no final da tarde da segunda-feira. Nossas condolências a todos os familiares.
Faleceu na manhã desta sexta-feira, em Patos, aos sessenta e seis anos, um velho e querido amigo meu, com ligações familiares na rua dos Dezoito, o contador José Cruz Guedes. Era neto de uma pessoa muito querida nossa, personagem de nossa infância na rua dos Dezoito, Dona Santina Cruz, mãe de Inalda, de Ricardinha e de Joãozinho. Além das amizades familiares, Zé Guedes foi aluno meu no Colégio Estadual de Patos. Contador experiente com atuação há muitos anos em Patos, Zé Guedes era pessoa muito benquista na cidade e sua morte foi sentida por familiares e amigos. O sepultamento foi neste sábado, no Cemitério de São Miguel. Daqui as nossas condolências a todos os familiares, principalmente a meu amigo Joãozinho, passando pela dor maior de um pai que é sepultar um filho.
Faleceu há nove anos, em 23/09/2006, o nosso velho e querido amigo José Humberto de Farias Soares, para a família Beto, para os amigos Jacaré. Era filho de meu amigo Everson, comerciante no Rodoshopping, e da saudosa dona Nenen.
Se viva fosse, minha tia Dasdores faria no próximo domingo 91 anos (27/09/1924), casada com meu tio Inácio Paca, era mãe de meus primos-irmãos Carlos Antônio, Pedro Neto, Luiz Laíres e Carmiolanda.
Recebemos a seguinte mensagem do ouvinte Dorgival Tolentino (professor Dorginho), residente em Olho Dágua: “Programa maravilhoso para toda a família aqui em Olho Dágua. Escuto pela Net. Parabéns.”
Domingo passado dei conta aqui de que estava lendo um excelente livro, sobre Lampião, a Raposa das Caatingas. Livro que havia tomado emprestado ao meu amigo Oscar Leandro. Na segunda-feira tive uma surpresa. Um patoense, radicado há muitos anos em Salvador, soube através do editor Marcos Medeiros que eu tinha interesse no livro. João Xavier de Melo, que é sobrinho da saudosa Dona Sebastiana Xavier (Sebastiana Parteira) veio de Salvador e trouxe um exemplar do livro de presente para mim. João, interessado no que acontece aqui na região, acompanha nosso programa através da internet, por isso resolveu me dar este presente. Agradeci ao vivo e agradeço agora aqui no programa. E uma honra saber de alguém que nos acompanha a essa distância. E por falar no livro, terminei de lê-lo na madrugada da última terça-feira. O livro tem 736 páginas, em tipo pequeno e parágrafo simples, mas vale a pena ler pelas informações que nos traz sobre o Rei do Cangaço e outros cangaceiros. Uma informação interessante do livro é que Ezequiel, irmão caçula de Lampião e que passou algum tempo no cangaço acompanhando o irmão, depois que deixou a vida cangaceira, chegou a morar durante quatro anos numa fazenda aqui em Patos. Alguém daqui já teria ouvido falar nisso?
Por conta de artigos meus divulgados aqui no programa onde falava sobre moradores da rua dos Dezoito de meu tempo de menino, minha antiga ouvinte dona Raimunda Nunes de Figueiredo, mandou-me a seguinte carta, deixada na portaria da Rádio Espinharas: “Luiz Gonzaga. Li e reli sobre a história da rua dos Dezoito. Gostei muito. Eu não sou daqui, sou de Itapetim, mas moro aqui desde janeiro de 1946 e moro aqui na Rra Peregrino de Araújo. Desde que aqui cheguei fui vizinha dos pais de José de Maroca. Levei muito ele e Josemar para a missa das crianças na Catedral (naquela época Matriz). Eu sou do ano de 1931. Conhecia seus pais, era amiga de Lourdes, sua tia. Etelvina (sua tia) era minha comadre, ela é madrinha de uma filha minha. Conheci todas as pessoas da rua dos Dezoito. Os falecidos e os vivos. Sei até as casas em que moravam. Agora tem uma coisa, tem umas pessoas que você se esqueceu. Laurindo Nunes Perônico que era meu irmão, dono da Sapataria Denes. Nininha Brasileiro morava vizinho a mãe de Sebastião Ramos e trabalhava no Foto Patos. Chico Vitorino morava vizinho a Maria Nicácio, ele trabalhava com Manuel Motta, na casa que vendia couro para calçados. (Chico Vitorino era o pai de Francisquinha, dona Raimunda?). Me lembro da queda que você caiu com a mamadeira, se não me engano (a mamadeira era um frasco de) Biotônico. Meu nome é Raimunda Nunes de Figueiredo, casada com Valdomiro Simões, temos 61 anos de casados e tenho boa memória.” E que memória, dona Raimunda!.
Outros registros – aniversários
20/09
- Aniversário do jornalista Edmilson Pereira, do noticioso Paraíba Notícias, reproduzido pelas Espinharas AM e FM.
21/09
- Aniversário da odontopediatra Márcia Mota, esposa do vereador Zé Mota;
- de Raayan Aiello, filho da nossa amiga Solange Aiello, ex-companheira aqui da Espinharas.
- do Dr. Umberto Jefferson de Morais Lima, filho do Dr. Umberto Marinho.
- de José Anchieta Assis, nosso antigo companheiro aqui na Espinharas e atualmente funcionário da Cáritas Brasileira, Regional Nordeste II.
22/09
- Aniversário de José, filho dos meus compadres Luiz Paca e Neta.
- da Dra. Roberta Trindade Martins, esposa de Genário Martins e filha de meu velho e saudoso amigo Virgílio Trindade e de dona Maria José;
- do empresário Normando Monteiro, velho amigo do programa.
- de Luzângela Andrade, esposa de Sóstenes Andrade, residentes em São Mamede. Parabéns de Sóstenes, Moisés e Miriã.
- Neste dia era o aniversário de meu saudoso amigo Antônio Caetano da Mata-fome, nascido em 22/09/1919. Se vivo fosse estaria completando 96 anos.
23/09
- Aniversário do ouvinte Dr. João Bosco Marques de Alcântara;
- de Wilmar Morais, por muitos anos meu vizinho na Deodoro da Fonseca;
- de João da Mata Galdino Fernandes, filho do meu saudoso amigo Zé da Trompa.
- de Francisco Almeida, ex-diretor da Rádio Espinharas.
- de Socorro, filha dos meus amigos Orlando e Raimunda, residentes lá na Malhada de Pedra. Parabéns dos pais, manos e sobrinhos. E também os nossos.
- do locutor Gutemberg Bezerra, da Rádio Morada do Sol.
- de Mércia Motta, viúva ex-prefeito Edmilson Motta.
- de meu velho amigo Edmilson Costa, Edmilson Leiteiro, pai do meu amigo Edileudo Lucena (nascido em 1933);
24/09
- Aniversário de nossa velha e querida amiga Fildany Souto Gouveia, a grande educadora de hoje, que foi nossa colega nos velhos tempos da Rádio Espinharas.
- de Zuilma Monteiro Lacerda, esposa de Zé Ilton Lacerda.
25/09
- Aniversário de Irmã Aparecida, diretora do Colégio Cristo Rei.
- de Gervário Leite Filho, o Rei dos Parafusos.
26/09
- Aniversário do fotógrafo Metódio Leitão.
- de Iran Fernandes de Medeiros, colega aposentado do Banco do Brasil, hoje residente em João Pessoa.
27/09
Aniversário do radialista e ex-vereador Orlando Xavier. Para nosso velho amigo, os parabéns do programa.
de dona Cecília Medeiros, mãe do ex-vereador Bosco Medeiros. Parabéns do programa a que assiste há muitos anos. (Nascida em 1922)
de Lilian Simões de Sousa Medeiros, esposa de meu amigo Jânio Medeiros, da Solnet.
de Margaret Gusmão, diretora do sistema Itatiunga de Rádio
de Edleusa Brandão Raposo (Branca), filha do saudoso Vavá Brandão.
De Pe. Leonardo Henrique S. Lima, administrador paroquial em Mãe Dágua.
Parabéns a todos os aniversariantes
Use o e-mail revistadasemana@uol.com.br para corresponder-se com o programa.