(Francis Matos)
Dois estudantes de Patos, PB, são campeões nacionais de criação de games. Eles têm 14 anos e estudam o 9º ano no Colégio Geo Patos, que tem incluído na grade curricular o ensino da linguagem de programação e criaram o jogo Save the Princess, que tem como roteiro o salvamento de uma princesa adquirindo forças através do consumo de alimentos saudáveis.
O Concurso Microkids de Games é realizado com apoio da Microsoft Edu nacionalmente, e podem se inscrever estudantes de escolas públicas e privadas que desenvolvem projetos de ensino da linguagem de programação aliado ao conteúdo acadêmico.
De acordo com Kellen Camargo, que fez a julgamento dos games, o Save the Princess tem estilo diferenciado. ”O bacana deste jogo foi a programação, que além do diferencial do estilo, dos obstáculos e tudo mais, eles utilizaram a opção de 1 ou 2 jogadores”, explica.
No enredo do jogo criado por Rodrigo Rodrigues e Luiz Antônio Barbosa, o cavaleiro precisa encontrar todas as frutas e verduras, buscando por uma alimentação saudável para salvar a princesa. Existem várias frutas que dão força e poder para jogador avançar paras as demais fases. Os inimigos são as coisas prejudiciais à saúde.
Oito jogos do colégio foram inscritos no concurso neste ano. Há cinco anos, a linguagem de programação faz parte da grade curricular no Colégio Geo Patos.