Governador Ricardo Coutinho estará em Mãe d’Água para assinar Ordem de Serviço de adutora (*)

By | 17/10/2015 8:10 pm

 

Em meio a crise hídrica pela qual passa o Nordeste Brasileiro, a população do município de Mãe d’Água-PB, distante da capital João Pessoa 350,5 Km, aguarda com expectativa a confirmação de uma excelente notícia: a vinda do governador do Estado Ricardo Coutinho (PSB) ao município nos próximos dias, para assinatura da Ordem de Serviço de construção da adutora que levará água aos moradores a partir do açude Capoeira, localizado no vizinho município de Stª Terezinha-PB.

De acordo com as primeiras informações, a adutora, que adotará o modelo de montagem rápida, percorrerá pouco mais de 18,5 Km do açude Capoeira até a sede do município em uma tubulação de 200mm, o que segundo levantamentos, serão suficientes para abastecer os cerca de 4.035 habitantes que atualmente são abastecidos por carros pipas.

Estava prevista para a última quarta feira (14) a homologação pelo Governo do Estado da licitação com a empresa vencedora, (cujo nome ainda foi revelado) e a expectativa é a de que esta semana o chefe do poder executivo estadual esteja no município assinando a Ordem de Serviço.

A prefeita Margarida Fragoso (Margarida Tota), PPS, disse que esta será mais uma grande conquista dos maedaguenses junto ao Governo do Estado. “Primeiro nós conseguimos realizar o sonho de 50 anos que foi a pavimentação asfáltica da PB-276 que nos tirou, a exemplo de outras cidades, e como bem diz o governador Ricardo Coutinho, do isolamento. E agora o abastecimento de água de nossa cidade através de rede adutora, que era outro grande sonho nosso e que finalmente se concretiza”, comemorou a prefeita.

Atualmente o município de Mãe d’Água é abastecido através de carros pipa que pegam água de poços artesianos, abertos principalmente no Rio da Cruz, que corta a cidade. De acordo com o secretário de Infraestrutura do município, Rivaldo Campos, 42, outros 03 poços profundos foram abertos ao redor da cidade, “Mas com esse ciclo de estiagem e que já dura mais de 04 anos, nossas reservas hídricas estão praticamente extintas”, revelou. “Nossa situação é tão crítica, que estamos pegando água no açude do Buiú, que fica no vizinho município de Olho d’água, mas as dificuldades para o transporte são muitas por conta do nosso relevo formado em sua maioria por serras”, completou Campos. “Com a adutora, que será construída no modelo ‘montagem rápida’, em breve vamos acabar com esse sofrimento.” Concluiu o secretário.

Comentário do programaEmbora neste sábado fosse dada como certa a vinda de Ricardo a Mãe Dágua durante esta semana, corria a informação de que Ricardo teria dito que só assinaria a Ordem Serviço quando o dinheiro estivesse em caixa. Não sabemos se ele já conseguiu o dinheiro, já que a situação é de emergência naquela cidade. (LGLM)

Comentário

Category: Regionais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *