Em discurso de uma hora destinado a militantes do PT no Piauí, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou na noite desta quarta-feira (21) que quem “roubou a vida inteira” não pode chamar os petistas de ladrões.
“Queria pedir para vocês é que os petistas voltem a ter orgulho do PT. Se alguém nosso errou, vai pagar, como qualquer cidadão. Mas o que não se pode admitir é que gente que a gente sabe que roubou a vida inteira venha a chamar o PT de ladrão. A gente não pode permitir.”
No evento –realizado no hotel Blue Tree, em Teresina, para cerca de mil pessoas–, ele criticou ainda os adversários que pedem o impeachment de Dilma e admitiu que o PT vive momento difícil.
“[Já] Chamei atenção da direção do partido para o processo de criminalização que estão fazendo ao PT. A ideia é estimular o ódio da mesma forma que os nazistas estimularam contra os judeus, e em tantos outros momentos históricos com os cristãos”, disse Lula.
O petista não citou os escândalos contra o governo. As declarações no Piauí foram dadas no mesmo dia em que veio a público parte da delação premiada de Fernando Soares, o Baiano, investigado na Operação Lava Jato.
Soares disse que o ex-presidente participou de reuniões com um amigo lobista e um empresário sobre contratos da Petrobras. Segundo o delator, o lobista que acompanhou Lula na reunião foi o pecuarista José Carlos Bumlai, que vem sendo acusado de envolvimento em suborno e de agir em nome do ex-presidente. Soares já acusou Bumlai de ter recebido R$ 2 milhões em propina, que seriam destinados a uma nora do ex-presidente Lula.
No Piauí para receber os títulos de cidadão piauiense e teresinense, Lula voltou a dizer que não acredita na cassação do mandato de Dilma. “Ninguém tem o direito de questionar a legitimidade do mandato da Dilma e ninguém tem o direito de vender a ideia que o país acabou”.
Sobre as eleições de 2018, Lula pediu para a oposição não perseguir o PT ou o Lula por causa de 2018. “Está muito longe [a eleição de] 2018. A gente não sabe o que vai acontecer. A única coisa que temos que dizer é que eles têm que aprender a nos respeitar como nós os respeitamos a vida inteira quando nós perdemos.”
Comentário do programa – Lula liberou geral. Ele proíbe que quem roubou a vida inteira chame petista de ladrão. Mas liberou os que não roubaram a chamar os petistas que roubaram de ladrões. Claro que há muitos petistas decentes, aqueles que se enganaram com a propostas éticas do partido, aqueles que ainda estão enganados pelo bem que o PT aparentemente fez, sem que enxerguem o quanto isto custou para o país. Com relação a outra declaração de Lula de que ninguém pode questionar a legitimidade do mandato de Dilma, ele esqueceu de que a Justiça Eleitoral não só pode como não está longe de dizer se o mandato dela é legítimo ou não. Afinal o TSE já admitiu examinar as acusações de que o PT abusou do poder econômico e utilizou dinheiro desviado da Petrobrás. Veja bem, o TSE admitiu examinar as acusações, dentro de um direito legítimo que a Constituição lhe defere. Mas voltando aos ladrões. Tem ladrões e ladrões. Tem gente que roubou a vida inteira, mas não conseguiu chegar ao montante do que roubaram os ladrões pilhados na operação Lava Jato. (LGLM)