Rápidas de Patos e região (*)

By | 25/10/2015 5:00 am

 

O Centro de Conciliação e Mediação de Patos (CCMP) comemora os resultados do 3º Mutirão DPVAT, junto ao Núcleo de Métodos Consensuais de Resolução de conflitos do Tribunal de Justiça da Paraíba. De acordo com os órgãos, 800 processos que tramitavam foram selecionados para julgamento, e ao final foram mais de 90% de acordos firmados. A iniciativa aconteceu nos dias 20, 21 e 22 de outubro, com a participação intensa dos alunos de Direito das FIP, lotados no CCMP.

Encerrou na noite do sábado, dia 17, a nona edição do Festival Cinema com Farinha. Durante três dias, de 15 a 17 de outubro, a cidade de Patos ganhou a exibição de mais de 50 filmes em praça Pública, na Praça Getúlio Vargas. O evento foi realizado pela DS Produções e teve patrocínio da Prefeitura de Patos. A programação encerrou com a cerimônia de premiação, contemplando os filmes Deja vú, de Bruno Autran (Melhor Filme na Mostra Brasil) e Todas as coisas que eu não te disse, de Caroline Taveira (Melhor Filme na Mostra Paraíba). Foram entregues outros 20 prêmios nas mostras competitivas e 4 prêmios especiais.

A Escola de Ciências da Saúde de Patos (ECISA) lança o curso de Praticas Injetáveis aos alunos de nível técnico e superior. Na oportunidade, os estudantes aprimorarão os conhecimentos adquiridos e consolidarão suas práticas, para assim atuar no mercado de modo eficaz e com excelência. O curso terá início no dia 30 de outubro, com aulas expositivas, com discussões de casos e a parte prática. Com carga horária de 40 horas, sendo 16 horas de aulas práticas em laboratórios, com material didático incluso, e o investimento será de 100,00. As matrículas podem ser feitas na própria ECISA, até esta segunda, 26 de outubro. Informações pelos telefones (83) 3421-2819 e (83) 3421-3852.

Governador Ricardo Coutinho esteve na região na última terça-feira, 20/10. Em São José do Sabugi reinaugurou a estrada que vai de Santa Luzia à divisa com o Rio Grande do Norte, restaurada depois de trinta anos de sua construção. Em Patos, no final da tarde, participou do sorteio das 770 casas do programa Minha Casa, Minha Vida, do Conjunto Itatiunga, na saída para Piancó. O sorteio aconteceu no Rivaldão.

Prefeitura de Patos até que enfim fez um acordo para evitar o afastamento da prefeita Francisca Motta. A administração municipal está dispensando cerca de duzentos contratados para dar lugar aos aprovados em concurso. Está perdendo, portanto, duzentos cabos eleitorais, por isso a demora em cumprir as decisões judiciais.

Dos vinte e quatro municípios da região de saúde de Patos, cinco deles estão em situação preocupante com relação à infestação predial por dengue: Teixeira com o mais alto índice (7,1), Desterro, Malta, Maturéia e Santa Terezinha. Dezessete deles, incluindo Patos, têm médio risco. O único com situação favorável é Quixaba com índice de infestação de 0,5, o que se deveria a uma participação ativa da população no trabalho preventivo, especialmente a comunidade estudantil, que ajuda no trabalho de campo levando orientação, distribuindo material informativo nas residências. Exemplo que deveria ser seguido nos demais municípios.

Várias famílias que foram atingidas durante as enchentes ocorridas na cidade de Patos, entre elas várias do Bairro do Frango, estão denunciando que foram enganadas, pois a Prefeitura Municipal de Patos prometeu casas populares, no entanto, no sorteio ocorrido nesta terça-feira, dia 20, no Ginásio de Esportes O Rivaldão, os seus nomes não foram anunciados causando revolta. Algumas famílias se concentraram em frente da sede da prefeitura nesta quarta-feira, dia 21, para reclamar do fato.

O eleitor acima de 70 anos de idade só é obrigado a fazer a revisão eleitoral se quiser continuar votando e exercendo sua cidadania como eleitor. Se não quiser mais votar, não é obrigada a fazer o recadastramento biométrico e seu título será cancelado, porém, isso não acarretará nenhum prejuízo para ela. “Fizemos uma consulta junto ao INSS e a Receita Federal, e os dois órgãos informaram que essas pessoas não terão prejuízo algum no recebimento do benefício nem em relação ao CPF, caso não queiram mais votar”, explicou Jaciana Sampaio, representante da 65ª Zona Eleitoral na cidade de Patos.

Comentário

Category: Blog

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *