Parlamentares destacam importância da Campanha Novembro Azul em Sessão Ordinária da Câmara de Patos (ver comentário)

By | 08/11/2015 4:02 am

 

Em Sessão Ordinária realizada pela Câmara Municipal de Patos, na noite desta quinta-feira, dia 05 de novembro, a importância da intensificação das ações de conscientização realizadas através da Campanha Novembro Azul foi destaque entre os temas debatidos pelos parlamentares no uso do espaço que lhes é concedido na Tribuna da Casa.

A presidente da Mesa Diretora da Casa Juvenal Lúcio de Sousa, vereadora Nadir Rodrigues Guedes (PMDB), disse que esta é uma campanha que visa conscientizar o homem da importância do cuidado com a sua saúde e conclamou os parlamentares do sexo masculino para divulgarem a campanha em suas redes sociais e outras formas de comunicação.

“Trazemos a esta Tribuna, um assunto de grande importância para o nosso povo, que é a campanha de conscientização realizada junto aos homens de nossa cidade, através do ‘Novembro Azul’. Esta campanha, que acontece todos os anos em nossa cidade, desde o ano de 2010, quando tive a honra de participar de uma capacitação para implantação desta política pública no município de Patos. Desde então, as ações são desenvolvidas e vem se trabalhando para vencer as barreiras e trazer o homem para as Unidades de Saúde e incentivá-los a cuidar de sua saúde. A cidade de Patos, hoje, é referência em atenção à saúde do homem, mas ainda temos que lutar contra o preconceito e, principalmente, para diminuir a morte dos homens de nossa cidade, não apenas pelo câncer de próstata, mas de muitas outras doenças e fatalidades que os acometem, por isso, peço a todos vocês parlamentares, em especial os homens, que compartilhem em suas redes sociais mensagens, vídeos e informações para incentivar o homem a cuidar de sua saúde e a vencer o preconceito com relação aos exames que são feitos para diagnosticar o câncer de próstata”, pediu a presidente.

Além da presidente Nadir Rodrigues, o vereador e líder do Governo na Câmara, Maurício Alves (PMDB), também falou sobre o tema em seu pronunciamento. Ele destacou as ações que o Município, através da Secretaria de Saúde e da Coordenação de Saúde do Homem, programou para este mês.

“Os números do câncer de próstata são crescentes, tanto em nosso Estado, como em todo país e, faz-se necessário que o preconceito seja vencido, e, neste sentido, a Secretaria de Saúde de Patos, desde o mês de outubro, já vem realizando um trabalho voltado para esta campanha de conscientização e, através da Coordenação de Saúde do Homem, já iniciou a programação da Campanha Novembro Azul 2015, neste dia 04, com a realização de um pit stop em frente a prefeitura, aonde foi feita a divulgação de material da campanha e um chamamento aos homens para que procurem as Unidades de Saúde do Município, que inclusive estão atendendo também a noite. O atendimento também está sendo realizado em locais de grande concentração de profissionais do sexo masculino, a exemplo do Tiro de Guerra, Ceasa, 3º Batalhão de Polícia Militar, Ceasa e STTrans, entre outros”, elencou o vereador.

Outros parlamentares também se pronunciaram a respeito da Campanha Novembro Azul. O vereador Toinho Nascimento (PV) pediu informações sobre como o homem pode chegar até o atendimento e a realização destes exames; e o vereador Fernando Jucá (PT) falou de sua preocupação com relação ao que o SUS assegura a estes homens posteriormente a realização desta consulta, até que eles cheguem ao diagnóstico final.

Comentário do programaO melhor caminho para garantir a sua saúde é fazer prevenção. O homem, no seu machismo, resiste a se prevenir e pode pagar caro por isso. No caso de câncer de próstata, muitos, por não fazerem prevenção, foram obrigados a fazerem cirurgias drásticas que lhes afetou a virilidade. É melhor prevenir do que remediar, principalmente quando este remédio pode tirar todo o gosto da vida. Eu faço prevenção contra o câncer de próstata há vinte anos e estou muito bem, obrigado! E aqui vai uma sugestão aos responsáveis em Patos por este trabalho de prevenção. Deviam desburocratizar os exames. Ao invés de o cliente ir ao posto médico que o encaminha para um exame no qual ele precisa entrar numa fila, por que não levar o urologista ao posto médico onde ele faça a consulta e se houver indicação faça o exame logo em seguida? Ficaria apenas o PAS, se julgado necessário, para fazer depois. A burocracia de hoje, termina desestimulando o paciente. Se alguém conseguir leva-lo ao posto médico, deveriam “pegá-lo na palavra” e fazer o exame logo em seguida. Ou será que usam a burocracia para desviar parte da clientela para os consultórios particulares, como forma de economia para o município? (LGLM)

Comentário

Category: Locais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *