O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quinta (5), em entrevista à rede SBT, que não tem medo de ser preso em consequência das investigações de pessoas próximas a ele em duas grandes operações em curso no país, a Lava Jato e a Zelotes.
“Não temo [ser preso]. “Eu duvido que tenha alguém neste país – do pior inimigo meu ao melhor amigo meu, qualquer empresário pequeno ou grande – que diga que um dia teve alguma conversa ilícita comigo”, afirmou.
Em delação premiada na Lava Jato, o lobista Fernando Soares disse ter feito um repasse de R$ 2 milhões a um amigo do petista, o pecuarista José Carlos Bumlai. Segundo o delator, Bumlai disse na ocasião que o dinheiro seria destinado a uma nora do ex-presidente. O empresário nega a versão do lobista.
Já a Operação Zelotes tem entre seus alvos um dos filhos do ex-presidente, Luis Cláudio, alvo de busca e apreensão em sua empresa. A Zelotes, que apura esquema de pagamento de propina a integrantes do Carf (Conselho Administrativo de Recursos Fiscais), prendeu o lobista Mauro Marcondes, sócio da Marcondes e Mautoni. E em 2014, o escritório deste lobista contratou a empresa de Luiz Cláudio por R$ 2,4 milhões.
Comentário do programa – Quem não deve não teme. Se não deve, Lula deve se empenhar para que as investigações prossigam, sem tentar atrapalhá-las. Se tentar dificultar as investigações é por que “tem o rabo preso”. O problema é que Lula está muito incomodado com o Ministro da Justiça, que controla a Polícia Federal. (LGLM)