Dinaldinho alerta para dizimação dos rebanhos e apela pela doação de ração animal (veja comentário)

By | 14/11/2015 11:52 pm

 

Assessoria NTE

O deputado estadual, Dinaldinho Wanderley (PSDB), fez um alerta nesta quarta-feira (11), durante discurso na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), sobre o agravamento dos problemas causados pela seca no Estado como a dizimação de animais que já atingiu 36% nos últimos três anos, segundo a Federação da Agricultura e Pecuária da Paraíba (Faepa). Ele solicitou, por meio de Requerimento, a doação urgente de ração animal em todo o Estado.
“Para evitar a dizimação total do nosso rebanho, apresento aqui requerimento de apelo às Secretarias de Estado do Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca, a da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento do Semiárido para que sejam adotadas, com a máxima urgência, as providências necessárias para a doação de ração animal”, destacou o deputado.
Como justificativa, Dinaldinho lembrou que a Paraíba enfrenta o terceiro ano de seca consecutivo. De acordo com ele, atualmente, o Estado tem cerca de 90% dos seus municípios em situação de emergência. “Água virou artigo de luxo e a população tem que pagar caro ou andar muito para consegui-la. Os poucos animais que ainda restam correm o risco de morrer por falta de comida e de água”, disse.
De acordo com o deputado, em muitos municípios não se tem mais pasto, palma ou qualquer outro alimento para os rebanhos. “Não podemos ficar esperando uma providência divina, precisamos de ações urgentes e efetivas. Espero que haja sensibilidade do Governo do Estado no sentido de adotar ações para que todo o nosso rebanho não seja dizimado”, frisou.

Comentário do programaMuito oportuno o apelo de Dinaldinho. O governo do Estado tem que acudir os produtores rurais com a venda de ração a preço subsidiado. Até agora não entendi por que mantiveram o programa durante tanto tempo e agora na pior fase da seca o programa foi descontinuado. Se não houver uma ação governamental, o nosso rebanho bovino vai ser dizimado. Tem gente dando “cama-de-galinha” a gado macho, mas nós tememos pela qualidade da carne deste gado. E ninguém é louco para dar “cama-de-galinha” a uma vaca de leite. Na hora em que a dona de casa for ferver o leite, não tem quem aguente a catinga, além do mal que hormônio e antibióticos existe na “cama” podem fazer tanto ao animal, como a quem consumir o produto oriundo da criação alimentada por esta “ração”.  (LGLM)

Comentário

Category: Locais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *